Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Festa das Estrelas terá edição especial nos dias 1º e 2/9 - todos estão convidados a participar

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quinta, 03 Setembro 2015 05:09 | Última Atualização: Segunda, 31 Agosto 2015 10:48
[caption id="attachment_94295" align="alignleft" width="249"]Oficina Festa das Estrelas - maio/2014. Oficina Festa das Estrelas - maio/2014.[/caption] A equipe do projeto de extensão A Magia da Física e do Universo convida toda a comunidade para suas atividades do período noturno que ocorrerão durante o evento Estação Ciência. Além de receber os estudantes de escolas públicas e particulares que estarão participando do projeto, a estrutura permitirá que outras pessoas interessadas também compareçam. Essa parte da programação vai das 18h30 às 20h, nos dias 1º e 2 de setembro, e ocorrerá no Pavilhão de Aulas V (ou Nave II). Os participantes assistirão ao documentário "As irmãs do Sol", apresentado pelo Astrofísico Neil Tyson. O episódio faz parte da série "Cosmos: uma Odissea no espaço-tempo". Após a exibição, haverá breve debate sobre o tema. Às 19h30 terão início observações astronômicas. A olho nu serão observados o Centro da Via Lactea (com destaque do buraco negro Sagitario A), assim como as constelações de Escorpião, Sagitário, Águia, Centauro, Cruzeiro do Sul, Cisne, Hércules e Pégasus. Com o auxílio de telescópios será possível observar o planeta Saturno e sua Lua Titan, o Aglomerado da Borboleta (NGC 6405) e - pela primeira vez em Lavras – a equipe do Projeto conduzirá a observação do Aglomerado Caixa de Jóias (NGC4755). A Estação Ciência é um evento que integra a Semana de Ciência, Cultura e Arte da Universidade Federal de Lavras (UFLA). As atividades são destinadas a estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio. Cerca de dois mil visitantes devem passar pelas 15 estações que serão montadas para apresentar a eles pesquisas e informações que poderão contribuir para despertar nos grupos o interesse pela ciência. Já o projeto A Magia da Física e do Universo desenvolve regularmente, durante os períodos letivos, a oficina Festa das Estrelas, que será reproduzida nas duas noites de realização da Estação Ciência. A oficina normalmente ocorre aos sábados, às 19h, no Museu de História Natural, câmpus histórico.

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.