Em outubro, UFLA sediará o maior evento de robótica da América Latina

Publicado: Sexta, 04 Setembro 2015 13:59 | Última Atualização: Quarta, 02 Setembro 2015 14:08
summer-challenge-2012A UFLA sediará, no período de 30/10 a 2/11, a terceira edição do Summer Challenge. Maior evento de robótica da América Latina, o evento é constituído por competições de combate de robôs, construídos por equipes de todo o Brasil e outros países. O Summer Challenge ocorrerá no Ginásio Poliesportivo da UFLA. A equipe de robótica Troia, realizadora do evento, estima que devem participar cerca de 700 competidores, vinculados a grupos universitários ou autônomos; e mais de 5 mil visitantes durante os dias do evento. A entrada será gratuita para o público. Já para as equipes, há um valor a ser pago por pessoa. Os valores, de acordo com a data de cadastro, podem ser vistos nesta página de inscrição. Esta é a primeira vez que o evento será realizado fora do estado de São Paulo: a primeira edição ocorreu em Campos do Jordão, em 2011; e a segunda, em São Caetano do Sul, no ano seguinte. summer-challenge-2015A inserção da UFLA na área da robótica se deu, principalmente, com a abertura do curso de Engenharia de Controle e Automação e por meio da atuação da equipe Troia, formada em 2012 por estudantes da UFLA. Apesar de jovem, o grupo já figura como o 14º em um ranking constituído por mais de 450 equipes cadastradas pela RoboCore. Essa organização realiza os principais eventos de robótica no Brasil e participa da realização do Summer Challenge. Categorias As competições do Summer Challenge ocorrerão em várias categorias. Nos combates de robôs, o objetivo é que um deles imobilize ou destrua o adversário. Os robôs são controlados remotamente e possuem armas, mas há uma série de regras a serem seguidas, como subdivisão por peso e combate em local seguro. Na categoria sumô, o robô deve empurrar o oponente para fora do ringue. No trekking, no entanto, o robô é autônomo e deve chegar a lugares pré-definidos seguindo uma ordem e programação pré-definidas. No hockey, dois times constituídos por três robôs cada competem tentando fazer gols. Os robôs seguidores de linha, por sua vez, devem ser programados para seguirem uma linha traçada no chão; quem realiza o trajeto em menor tempo vence.   Evento: Summer Challenge 3ª Edição Local: Ginásio Poliesportivo da UFLA Data: 30/10 a 02/11/2015   Valores Público: Entrada Gratuita Equipes: Variam de acordo com as datas. Veja mais detalhes aqui.   Programação 30/10 (sexta)
  • 10h - Inspeção de segurança
31/10 (sábado)
1º/11 (domingo)
2/11 (segunda)
  • 21h - Premiação
Saiba mais sobre a equipe Troia