Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Capes e MRE selecionam professores brasileiros para promoção da língua portuguesa no exterior

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quarta, 09 Setembro 2015 06:24 | Última Atualização: Sexta, 04 Setembro 2015 11:21
internacionalizacaoA Diretoria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Lavras (DRI/UFLA) informa à comunidade acadêmica que foi lançado o edital do Programa Leitorado 2015. De iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e parceria com o Ministério de Relações Exteriores (MRE), o Programa seleciona professores brasileiros para atuar em instituições de ensino superior estrangeiras, com o objetivo de promover a língua portuguesa, em sua vertente brasileira, além de divulgar a cultura, a literatura e os estudos brasileiros. Os interessados devem preencher formulário on line disponibilizado pela Capes até 8/10. Ao formulário de inscrição deverá ser anexada a documentação descrita no edital. Os selecionados iniciarão as atividades nos exterior em 2016 e poderão permanecer em atividade por dois anos, prorrogáveis por mais dois. Os benefícios recebidos pelo leitor incluem mensalidade custeada pelo MRE e auxílio deslocamento, além de contrapartida oferecida pelas universidades estrangeiras, que varia de instituição para instituição. Entre as exigências para candidatar-se está a formação acadêmica (doutorado ou mestrado) e a experiência no ensino de linguística, linguística aplicada, literatura brasileira, cultura brasileira, ou outras áreas, conforme indicado pela instituição estrangeira no anexo do edital. A graduação em Letras está presente como pré-requisito em todas as instituições. Os países de destino para atuação do leitor são 13; Alemanha, China, Colômbia, Croácia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Hungria, Índia, Inglaterra, Paraguai, Peru e Vietnã. A seleção terá quatro fases: verificação do cumprimento de interstício em relação ao exercício de anterior função de leitor brasileiro (mínimo dois anos); verificação da consistência documental; análise do mérito científico da candidatura, considerando o perfil acadêmico-profissional requerido pela universidade estrangeira, conforme disposto no edital, e seleção final, a ser realizada pela universidade estrangeira, com base nos currículos dos candidatos pré-selecionados na primeira e na segunda fases. Serão de competência da Capes somente a primeira e a segunda fase da avaliação. A previsão é de que o resultado final seja divulgado em 16/1/2015. Acesse outras informações no site da Capes, no Edital nº 14/2015, ou entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..