Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Estudante da UFLA organizou o Primeiro Encontro do Orgulho Crespo em Lavras

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 09 Setembro 2015 08:54 | Última Atualização: Quarta, 09 Setembro 2015 07:49
[caption id="attachment_101301" align="alignleft" width="249"]encontrocrespocapa Orgulho racial - Foto: Sebastião Filho[/caption] O estudante de Educação Física da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e atleta do Cria Lavras, Cleyson Duarte, mais conhecido como Zulu, organizou o Primeiro Encontro do Orgulho Crespo em Lavras. Aproximadamente 200 pessoas compareceram ao evento, realizado na Praça Doutor Augusto Silva, na região central de Lavras, na tarde de segunda-feira (7/9). “A ideia surgiu em uma conversa informal sobre empoderamento negro, o evento da marcha do orgulho crespo e do afropunk, que é um evento de cultura negra com bastante visibilidade. Com isso surgiu a ideia de fazer um encontro semelhante em Lavras”, comenta Zulu, destacando que teve a contribuição fundamental de Pablo Diego, integrante da trupe de teatro Causart. Assim, ele criou um evento na rede social, que em poucos dias alcançou um grande número de pessoas que simpatizaram com a iniciativa e confirmaram presença. Para Zulu, o objetivo foi “encrespar homens e mulheres, resignificando o termo crespo, tendo o cabelo como meio de afirmação de identidade e cultura”. [caption id="attachment_101302" align="alignright" width="249"]momento de interação entre os participantes das mais variadas etnias e ideologias. Foto: Sebastião Filho momento de interação entre os participantes das mais variadas etnias e ideologias. Foto: Sebastião Filho[/caption] O evento teve início por voltas das 16 horas e superou as expectativas. Voluntários promoveram oficinas de turbantes, trança raiz e pinturas, tudo embalado com muita música temática. Além disso, o encontro proporcionou um momento de interação entre os participantes das mais variadas etnias e ideologias. Durante o evento, outros estudantes da UFLA também participaram: Clara Mitre e Leticia Nara fizeram os registros, Marcos Diniz e Lorrayne Gabriele ajudaram na narração, e Fernanda Senna no som. Ainda de acordo com “Zulu” Gleyson, este foi o ponto de partida para a realização de outros eventos que reforçam a identidade e a cultura dos povos afrodescendentes.
Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA, com informações de Sebastião Filho, que auxiliou na organização do evento.

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção