UFLA seleciona avaliadores de redações para atuar em processos seletivos de ingresso na graduação

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Terça, 15 Setembro 2015 06:12 | Última Atualização: Quarta, 09 Setembro 2015 14:33
ufla-logo viagemProfissionais graduados em Letras ou que tenham pós-graduação na área de Letras/Linguística terão a oportunidade de compor o quadro de avaliadores de redações na Universidade Federal de Lavras (UFLA). A Diretoria de Processos Seletivos da instituição (Dips) publicou, nesta quarta-feira (9/9), edital de seleção que busca atender à necessidade de correções de redações dos processos seletivos de candidatos aos cursos de graduação da Universidade. Os interessados poderão se inscrever de 14/9 a 18/9, preenchendo requerimento no site www.dips.ufla.br. Em seguida, até 22/9, deverão apresentar documentos na Dips (pessoalmente ou enviados pelos Correios). A taxa de inscrição tem o valor de R$ 30,00. A seleção dos avaliadores se dará em três etapas: uma prova de dez questões envolvendo conhecimentos linguísticos (eliminatória); uma análise de redações, seguindo critérios de avaliação definidos pela Dips (eliminatória); e análise de currículo (classificatória). A aplicação das duas primeiras etapas ocorrerá em 4/10 e a previsão é de que o resultado final seja divulgado a partir de 5/11 na página da Dips, na Internet. Os selecionados passarão a integrar o Banco de Avaliadores de Redações dos Processos Seletivos da UFLA e terão a expectativa de serem convocados de acordo com as necessidades da Dips a cada processo seletivo. Sempre que convocado, o avaliador participará de um curso de formação de corretores e estará sujeito à análise de seu desempenho pela Coordenação de Provas e pela equipe de professores da área de Língua Portuguesa da Dips. Serão impedidos de atuar, mesmo que selecionados, os candidatos que, no período de correção, estiverem ligados a empresas de correção de redação de vestibular; cursinhos preparatórios para vestibular e turmas de Ensino Médio. O mesmo vale para candidatos que tenham vínculo de parentesco, até terceiro grau, com os candidatos que participam do processo seletivo a que se referem as correções. O processo seletivo tem validade de dois anos, prorrogáveis por mais dois. Documentação necessária para inscrição Na etapa online de inscrição, é necessário informar número do CPF e número de um dos seguintes documentos: Carteira de Identidade (expedida por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícias Militares, Polícias Civis, além das expedidas por Ordens ou Conselhos criados por Lei Federal, desde que contenham fotografia e o nº da identidade que lhes deu origem); ou Carteira Nacional de Habilitação. Também deve ser anexada, em PDF ou JPG,cópia autenticada do diploma de graduação registrado, ou atestado de conclusão de curso. Pessoalmente, ou pelos Correios, é necessário entregar à Dips Currículo Lattes com comprovações relativas aos itens contemplados no Anexo 2 do Edital; assim como a cópia autenticada do diploma de graduação registrado, ou atestado de conclusão de curso. A entrega deve ser feita até 22/9, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30, na Dips, Centro Administrativo da UFLA. Para os documentos enviados pelos Correios, a data de postagem máxima também é 22/9. Acesse o Edital.