UFLA terá aplicação da Olimpíada Brasileira de Matemática Universitária
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) participa, no dia 18/9, da aplicação da 37ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática – Nível Universitário (OBM). Estudantes de graduação de Lavras e região, que estejam interessados em participar, não precisam se inscrever: basta que compareçam ao anfiteatro do Departamento de Ciências Exatas (DEX), localizado no câmpus universitário, para realização da prova. A avaliação terá início às 14h.
A OBM é voltada para estudantes que estejam cursando sua primeira graduação, por isso, para participar, é necessário que o aluno não tenha outro curso de graduação já concluído.
O coordenador local da OBM é o professor do DEX Márcio Fialho. É possível entrar em contato com ele pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Informações mais detalhadas, acesso a provas anteriores e ao regulamento estão disponíveis no site oficial da competição: http://www.obm.org.br.
Sobre a OBM
Trata-se de um projeto da Sociedade Brasileira de Matemática em cooperação com o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Seu principal objetivo é contribuir para a melhoria do ensino de Matemática no país. Além disso, a competição permite a descoberta de jovens com talento matemático excepcional, que poderão ter contato com profissionais e instituições de pesquisa de alto nível. A partir dos resultados da OBM, estudantes são selecionados para representar o Brasil em competições internacionais de Matemática.
A 1ª OBM ocorreu no Brasil em 1979. Desde então, passou por mudanças em seu formato, mantendo sempre a premissa de estimular o estudo da Matemática pelos alunos e desenvolver e aperfeiçoar a capacitação dos professores.
Atualmente, a OBM Nível Universitário ocorre em duas fases. A primeira será em 18/9 e a segunda nos dias 17/10 e 18/10. O critério para a promoção dos alunos para a segunda fase será divulgado pela Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática até 30 dias após a realização da primeira fase.