Física mais do que Divertida: palestra de professor da UFMG abordou o ensino lúdico do conteúdo
Cerca de 40 pessoas se reuniram no anfiteatro do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Federal de Lavras (
DEX/UFLA) para conhecer a experiência do autor do livro “Física mais do que Divertida”. O professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Eduardo de Campos Valadares esteve na instituição na sexta-feira (11/9) para participar de uma defesa de dissertação do
Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. Foi a oportunidade para partilhar com estudantes e professores a história das ações que deram origem ao livro.
Para Eduardo, o ensino da ciência ainda é um desafio no país. “O sistema educacional brasileiro é baseado no ensino enciclopédico. Meu trabalho envolveu várias atividades na tentativa de explorar o aspecto lúdico da ciência, de tornar a Física mais atraente e mais próxima da realidade dos alunos”, explicou. Durante os 50 minutos de apresentação, enfatizou seu objetivo de levar a Física para mais perto das pessoas. “Escolhi o mundo como sala de demonstrações”, disse ele, ao defender a utilização de fenômenos e exemplos simples para explicar a ciência.
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Eduardo utilizou recursos disponíveis no próprio Anfiteatro para demonstrar como coisas simples do dia a dia podem auxiliar no ensino da Física.[/caption]
O projeto desenvolvido pelo professor Eduardo para o “ensino divertido da Física” incluiu a realização de oficinas no parque e no shopping, a montagem de laboratório interativo, shows de ciências e atividades similares em diferentes partes do Brasil e do mundo. Realizou atividades na Costa Rica, no Marrocos, na Colômbia e na Hungria.
Neste ano, o livro “Física mais do que Divertida” completa 15 anos e está em sua terceira edição. Já foi traduzido para inglês, alemão, espanhol, turco e basco.
Outras produções do palestrante
Além do livro traduzido para cinco idiomas, professor Eduardo é autor também de uma biografia de Isaac Newton (“Newton - A órbita da Terra em um copo d´água”), sendo também um dos autores da obra “Aplicações da Física Quântica: Do transistor à nanotecnologia”. Desenvolve projetos que visam fomentar a cultura de inovação e proatividade nos cursos de graduação, além daqueles destinados a revitalizar o ensino de Física. A tradução de poesias também tem se estabelecido como uma atividade da qual se orgulha.
Defesa de Dissertação
A banca da qual professor Eduardo participou na UFLA foi a defesa de Mestrado do estudante José Amilton Fernandes, orientado pelo professor do DEX Ulisses Azevedo Leitão, com coorientação do professor Gilberto Lage. Essa foi a quinta defesa, feita na UFLA, referente ao Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. O programa é uma iniciativa da
Sociedade Brasileira de Física que tem como público-alvo professores do Ensino Médio e Fundamental. A UFLA hospeda um polo regional do Programa, onde são ministradas as disciplinas do currículo e ocorrem orientações de dissertações.
Seguindo os princípios defendidos pelo professor Eduardo, o trabalho de José Amilton apresenta uma proposta para o ensino dos fundamentos do eletromagnetismo de forma experimental e desafiadora em turmas de Ensino Médio. Para Eduardo, a pesquisa vai ao encontro dos desafios contemporâneos. “O autor é um professor de escola pública refletindo sobre novos enfoques para o ensino da Física e apostando nos experimentos”, comenta.
José Amilton desenvolveu também um equipamento que pode ser utilizado em escolas públicas, para que os estudantes observem a força magnética. A defesa foi realizada na sexta-feira (11/9), após a palestra, às 15h30.