UFLA e PM realizam campanha de conscientização sobre segurança no trânsito

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 18 Setembro 2015 15:06 | Última Atualização: Quinta, 17 Setembro 2015 07:52
Na Semana Nacional do Trânsito, as ações na Universidade Federal de Lavras (UFLA) iniciarão nesta sexta-feira (18), em parceria com a Polícia Militar (PM). As atividades educativas também serão estendidas para os dias 22 e 24 de setembro. Na sexta-feira (18) a ação se concentrará no Portão Principal da Universidade, a partir das 8h30. Já na terça (22) a programação segue no período da tarde, às 14 horas, também na entrada principal. No último dia (24), quinta-feira, as atividades serão realizadas em frente à Biblioteca Universitária, a partir das 11 horas. O objetivo das blitzen educativas é de passar informações aos ciclistas, pedestres, passageiros e condutores. Serão distribuídos panfletos com orientações e dicas com relação à sinalização, o limite de velocidade (40 quilômetros por hora, no câmpus) e o respeito aos direitos. A Semana Nacional do Trânsito traz como tema em 2015: “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Seja você a mudança”. Segundo o Denatran, “é importante alertar que para mudar esse quadro dependemos da mudança de atitude de todos os atores no trânsito. O ator do trânsito deve ser tratado como alguém que tem o poder de decidir o seu destino e que é responsável pelas próprias ações e vai sofrer as consequências de suas escolhas”. Prevista na Lei 9503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, com a finalidade de conscientizar a sociedade, tendo como foco o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes.
Texto: Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA