Congresso Internacional de Ciências Agrárias contou com a apresentação de seis trabalhos da UFLA

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 23 Setembro 2015 12:54 | Última Atualização: Segunda, 21 Setembro 2015 11:47
[caption id="attachment_101811" align="alignright" width="249"]O estudante de pós-graduação Guido Gonzalez apresentou trabalho na forma de minicurso durante o evento O estudante de pós-graduação Guido Gonzalez apresentou trabalho na forma de minicurso durante o evento[/caption] A Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi representada no Congresso Agrícola organizado pelo Instituto Paraguaio de Tecnologia Agrícola (IPTA) com a apresentação de seis trabalhos de docentes e discentes do Departamento de Ciências Exatas (DEX), em parceria com a Universidad Nacional de Asunción (UNA) do Paraguai, sendo um deles apresentado em formato de minicurso. O discente do programa em Pós-Graduação em Estatística e Experimentação Agropecuária da UFLA Guido Gustavo Humada Gonzalez apresentou o minicurso intitulado: “Proposição de novo método de estimação de tamanho ótimo de parcela experimental. Uma aplicação na cultura do arroz”, orientado pelos professores Augusto Ramalho de Morais (DEX) e Adriano Bruzi (DAG), tendo como agência financiadora da pesquisa o Instituto de Biotecnologia Agrícola do Paraguai. Esse estudo também contou com os estudantes Juliano Bortolini, Gilberto Rodrigues Liska e Líder Ayala Aguilera. Além do minicurso, foram apresentados cinco trabalhos, todos eles tendo como autor principal discentes do DEX – UFLA:
  • Método da curvatura máxima do coeficiente de variação na determinação do tamanho ótimo de parcela em experimento com soja - Guido Gustavo Humada González, Augusto Ramalho de Morais, Teodoro Adriano Bruzi, Gilberto Rodrigues Liska, Juliano Bortolini, Líder Ayala Aguilera.
  • Desempenho de cultivares de milho em função do tipo de preparo de solo -Guido Gustavo Humada González, Augusto Ramalho de Morais, Gilberto Rodrigues Liska, Juliano Bortolini, Jenny Dueck, Cristina Henriques Nogueira.
  • Precipitações máximas esperadas em Mariscal Estigarribia, Paraguai, via distribuição Gumbel -Carlos José dos Reis, Guido Gustavo Humada González, Jose Rodolfo Humada Sosa, Augusto Ramalho de Morais, Luiz Alberto Beijo, Lucas Monteiro Chaves.
  • Avaliação do algodão em relação ao espaçamento entre fileiras e irrigação -Guido Gustavo Humada González, Jose Rodolfo Humada Sosa, Augusto Ramalho de Morais, Gilberto Rodrigues Liska, Juliano Bortolini, Jenny Dueck.
  • Mapeamento de ocorrência de precipitações mediante krigagem indicadora -Guido Gustavo Humada González, José Rodolfo Humada Sosa, Augusto Ramalho de Morais, Cristina Henriques Nogueira, Gilberto Rodrigues Liska, Juliano Bortolini.
O Congresso foi realizado na cidade de Encarnación, entre os dias 15 e 18 de setembro. O evento contou com aproximadamente 1000 participantes, além de palestrantes locais e palestrantes internacionais da Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica e Índia.
Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA