Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Incubacoop realizará seminário sobre seus 10 anos de existência

Publicado: Sexta, 25 Setembro 2015 12:10 | Última Atualização: Terça, 22 Setembro 2015 13:40
incubacoop-10-anosHá dez anos, a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Incubacoop) auxilia associações, cooperativas e grupos de trabalhadores que desenvolvem trabalhos com princípios da economia solidária. Para marcar essa década, será realizado um seminário interno, no dia 25/9, das 8 às 18 horas, no Anfiteatro do Bloco III do Departamento de Administração e Economia (DAE). Nesse seminário, serão apresentados os projetos já desenvolvidos e as perspectivas futuras da Incubacoop. A programação da manhã será dedicada à exposição dos empreendimentos coordenados pela Incubadora e debates. Durante a tarde, serão feitas palestras sobre: um projeto de fortalecimento da articulação das cooperativas na microrregião de Lavras; o papel das incubadoras tecnológicas de cooperativas populares no desenvolvimento do terceiro setor; e a trajetória da Incubacoop. Os projetos apoiados pela Incubacoop são relacionados à economia solidária, ou seja: estão ligados a uma maneira de produzir e vender produtos e serviços de maneira sustentável e focada no bem comum. O fortalecimento do grupo e a autogestão também estão entre os componentes que a Incubacoop visa impulsionar nos empreendimentos. O fundador e coordenador da Incubacoop, professor José Roberto Pereira (DAE), avalia que o cooperativismo é uma forma mais justa de geração de emprego e renda, focado em princípios como a igualdade, democracia e solidariedade. “A Incubacoop contribui com a formação de grupos de empreendedores de cooperativas solidárias e hoje há oito empreendimentos incubados”. A Incubadora apoia os empreendimentos desde a confecção de um diagnóstico, feito juntamente com os empreendedores. A partir dele, são identificadas as demandas e a visão de futuro, que permitem o estabelecimento de um plano de ações. Esse apoio foi “fundamental” para a Associação de Produtores de Hortaliças de Lavras (APHOL), de acordo com o presidente, Ronan Alves: “Somos apoiados há quatro anos e foi importante porque a Incubacoop nos esclareceu sobre muitos pontos. E é difícil agricultores familiares obterem informações sobre documentação e logística, entre outras coisas. A Incubacoop nos ajudou a manter um bom funcionamento”, afirmou. A Incubacoop é um projeto de extensão da UFLA e está ligada à Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares, vinculada à Secretaria Nacional de Economia Solidária. Veja, no cartaz do evento abaixo, a programação (clique na imagem para ampliar): Programação Incubacoop

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.