Saltar para o conteúdo principal
Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

MEC promete ajudar alunos de cursos ruins

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 27 Setembro 2007 21:00 | Última Atualização: Quinta, 27 Setembro 2007 21:00

O Estado de São Paulo, 28/09/07

Lisandra Paraguassu, BRASÍLIA e Pedro Dantas, RIO

Alunos dos 89 cursos de Direito que serão supervisionados pelo Ministério da Educação poderão ser ajudados pelo governo a encontrar novas vagas, caso o processo leve, no final, ao fechamento de alguma faculdade. Ao anunciar as medidas, o ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou que a intenção não é fechar cursos, mas melhorar a qualidade. Mas, caso chegue a isso, o MEC poderá ajudar os estudantes.

Até hoje, no entanto, nenhum curso de graduação foi fechado. Juridicamente, o ministério não tem a obrigação legal de encontrar vagas para estudantes e nem pode obrigar outras instituições a recebê-los sem passar, por exemplo, por um vestibular.

O MEC começou ontem a notificar os 89 cursos que tiveram resultados ruins no Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade). Na carta, o ministério pede que as instituições façam um diagnóstico de seus problemas e ofereçam soluções, advertindo que, se não aceitarem que têm problemas ou não oferecerem soluções, o MEC vai enviar uma comissão para visita in loco.

O ministro levantou ontem a possibilidade de suspensão dos vestibulares nas escolas em pior situação. “Os cursos reprovados vão passar por uma supervisão com provável redução das vagas de ingresso”, afirmou. “Nos casos mais dramáticos, o processo seletivo para ingresso na instituição será suspenso.” O levantamento, divulgado anteontem, mostrou que existem 37 faculdades de Direito muito ruins no País.

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção