Mais de cem trabalhos produzidos na UFLA foram apresentados no Congresso Brasileiro de Sementes

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Segunda, 28 Setembro 2015 15:23 | Última Atualização: Quarta, 23 Setembro 2015 10:43
[caption id="attachment_102036" align="alignleft" width="249"]Parte da equipe da UFLA presente no CDSementes. Parte da equipe da UFLA presente no CBSementes.[/caption] Profissionais e estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) participaram do XIX Congresso Brasileiro de Sementes (CBSementes), realizado em Foz do Iguaçu (PR) de 14/9 a 17/9. No total, foram apresentados, em pôster, 103 trabalhos produzidos na Universidade. Estiveram presentes os professores do Departamento de Agricultura (DAG) Maria Laene Moreira de Carvalho, Renato Mendes Guimarães, João Almir Oliveira e Aline da Consolação Sampaio Clemente; o professor do Departamento de Fitopatologia (DFP) José da Cruz Machado e o professor do Departamento de Engenharia Florestal (DCF) José Márcio Faria. Somaram-se ao grupo os pesquisadores Stella Veiga Franco da Rosa e Antônio Rodrigues Vieira, da Embrapa e da Epamig, respectivamente. Eles atuam como parceiros nos trabalhos do Setor de Sementes (DAG). Estudantes de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado também participaram das atividades. Ao todo, foram 76 congressistas da UFLA. A mesa-redonda “Detecção, identificação e quantificação de modificações genéticas em sementes: abordagem do MAPA” teve a professora Maria Lene como coordenadora. Já o professor Machado foi palestrante no XIII Simpósio de Patologia de Sementes, realizado durante o Congresso. Ele abordou o temaProgramas de apoio a Patologia de Sementes pelo CNPq e MAPA - análise crítica dos resultados de pesquisas realizadas nesses programas”, juntamente com a representante do CNPq Caroline Pedroso Ventorim de Oliveira. Os professores Maria Laene, Renato e Machado também integraram comitês científicos do evento. De acordo com o professor João Almir, o Congresso foi produtivo e gerou bons frutos. “Vale destacarmos o alto número de participantes da UFLA, o que deixou a instituição muito bem representada em um evento de elevado nível técnico-científico. Os alunos de graduação e pós-graduação tiveram a oportunidade de fazer contato com outros pesquisadores da área e com as empresas. Para nós, professores, foi um momento de busca de novas parcerias e de atualização científica”, avalia. O CBSementes é uma iniciativa da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (Abrates) e vem sendo realizado desde 1979. Além do público acadêmico, reúne técnicos, produtores e empresários. A edição anterior ocorreu em Florianópolis (SC), em 2013.