Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

DEG marcou presença no Conbea 2015 – trabalho de professor da UFLA foi premiado no evento

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Terça, 29 Setembro 2015 11:59 | Última Atualização: Sexta, 25 Setembro 2015 12:08
[caption id="attachment_102089" align="alignleft" width="249"]Professor Ednilton Tavares de Andrade recebeu o prêmio pelo melhor trabalho completo e apresentação oral da área de Energia na Agricultura. Professor Ednilton Tavares de Andrade recebeu o prêmio pelo melhor trabalho completo e apresentação oral da área de Energia na Agricultura.[/caption] Vinte e quatro integrantes do Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (DEG/UFLA) participaram da edição de número 44 do Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola (Conbea 2015). Todos os participantes (graduandos, pós-graduandos e professores) apresentaram trabalhos de forma oral ou em pôster. Na ocasião, o professor do DEG Ednilton Tavares de Andrade recebeu a premiação pelo melhor trabalho completo e apresentação oral da área de Energia na Agricultura. Intitulado “Taxa de conversão de biodiesel etílico produzido via ultrassom utilizando óleo vegetal de milho, soja e girassol”, o trabalho foi produzido em parceria com um pós-graduando e dois professores da Universidade Federal Fluminese (UFF): Felipe Souza, Ivênio Silva e Roberto Pereira, respectivamente. O objetivo dos autores era chegar a resultados que demonstrassem uma forma rápida e eficiente para produção de biodiesel, avaliando-se a taxa de conversão com óleo vegetal de milho, soja e girassol. “Podemos considerar que os resultados obtidos foram positivos, bem dentro de nossas expectativas”, comenta professor Ednilton. [caption id="attachment_102088" align="alignright" width="249"]Delegação do Departamento de Engenharia no Conbea 2015 Delegação do DEG no Conbea 2015.[/caption] O tema do Conbea 2015 foi o “Jubileu de Ouro da SBEA”, para homenagear os 50 anos da Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA). Na programação estiveram incluídas sessões com trabalhos técnico-científicos de contribuição dos associados e convidados, conferências e palestras de especialistas, além de reuniões sobre temas importantes, polêmicos e atuais. O evento constituiu oportunidade para a troca de experiências entre produtores, pesquisadores, professores, estudantes, profissionais de agroindústrias e extensionistas.