Ufla é a primeira instituição de Minas classificada no Prêmio Petrobrás de Tecnologia

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Domingo, 30 Setembro 2007 21:00 | Última Atualização: Domingo, 30 Setembro 2007 21:00

A Universidade Federal de Lavras - Ufla é a primeira instituição de Minas classificada na história do Prêmio Petrobrás de Tecnologia.

Orientada pelo professor Luiz Carlos de Oliveira, do Departamento de Química, a mestranda Iara do Rosário Guimarães, desenvolveu o trabalho “Oxitratamento para remoção de sulfurados e nitrogenados de nafta de coque usando rejeitos ferrosos (Limonita) da mineração de níquel”. A pesquisa concorreu na área de Tecnologia de Refino e de Petroquímica com alunos da UFSCAR, UFPA, UFRJ, UFCG, UFRGS, UFPB, UFPE, UTFPR, UFSC e UFC.

Dos 27 vencedores do 3º Prêmio Petrobras de Tecnologia, 19 são estudantes de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Eles foram contemplados nos nove temas da premiação, sendo que, em três deles – Tecnologia de Preservação Ambiental, Tecnologia de Refino e de Petroquímica e Tecnologia de Segurança e Desempenho Operacional – venceram as três categorias (graduação, mestrado e doutorado).

Os vencedores receberão R$ 20 mil reais na categoria doutorado, R$ 15 mil na categoria mestrado e R$ 10 mil na categoria graduação, além de uma bolsa de estudos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para elaboração de tese de mestrado, doutorado ou pós-doutorado em IES nacionais, de acordo com sua formação acadêmica. Os professores orientadores dos trabalhos premiados de todos os temas/categorias recebem a mesma quantia bruta que o prêmio recebido pelo aluno, como taxa de bancada.

O Prêmio Petrobrás de Tecnologia visa reconhecer a contribuição da comunidade acadêmica brasileira para o desenvolvimento tecnológico da Petrobrás e da indústria do petróleo nacional.