Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Simpósio Internacional de Atualização em Genética e Melhoramento de Plantas foi realizado na UFLA

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 30 Setembro 2015 13:27 | Última Atualização: Segunda, 28 Setembro 2015 15:22
Simposio_internacionalO XIX Simpósio Internacional de Atualização em Genética e Melhoramento de Plantas, realizado nos dias 24 e 25 de setembro na Universidade Federal de Lavras (UFLA), contou com mais de 200 participantes e com debates relevantes sobre o tema central - “Biometria e Genômica na Agricultura”. O evento foi organizado pelo Núcleo de Estudos de Genética e Melhoramento de Plantas (GEN), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas da UFLA. A programação do Simpósio propiciou interações entre estudantes de graduação, pós-graduação, cientistas e profissionais brasileiros e estrangeiros. Para o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, o sucesso de um evento como esse estimula a motivação em quem faz parte da instituição. “Aqui a gente sente que a UFLA pulsa. Tem envolvimento, amor e vontade de crescer. A nossa pós-graduação em Genética e Melhoramento de Plantas tem muito a contribuir na economia e no desenvolvimento do Brasil. E o evento tem essa repercussão porque é fruto de uma sequência de trabalhos de docentes, estudantes e técnicos. É um evento do qual sempre faço questão de participar, por causa do comprometimento da equipe”. Após 18 anos consecutivos de sua realização, o Simpósio conta com um aumento significativo de participação da comunidade acadêmica e interesse crescente de pesquisadores e profissionais de empresas da área de melhoramento de plantas. “É um prazer trabalhar em um departamento onde as coisas acontecem. Uma satisfação em ver o avanço dessa área”, comentou o chefe do Departamento de Biologia da UFLA professor Júlio Neil Cassa Louzada. Simposio_internacional (homenagem2)Neste ano, o Simpósio teve a participação dos professores: Magdalena Vaio (Universidad de la República);  Antônio Augusto F Garcia (Esalq/USP);  Liviu R. Totir (Pionner); Jose Crossa (The International Maize and Wheat Improvement Center  – CIMMYT);  Fabyano F. e Silva (Universidade Federal de Viçosa); Ivan Schuster  (Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola – Coodetec) e Randall J. Wisser (University of Delaware). [caption id="attachment_102177" align="alignleft" width="249"]Simposio_internacional (homenagem) Homenagem à professora Lisete Chamma Davide.[/caption] O coordenador do programa de pós-graduação em Genética e Melhoramento de Plantas da UFLA, professor João Cândido de Souza, ressaltou a participação dos estudantes durante o Simpósio, apesar de a universidade estar em greve. O programa, iniciado em 1986, já contou com 309 dissertações defendidas. Na ocasião, a professora Lisete Chamma Davide foi homenageada pelos docentes, discentes e servidores da pós-graduação em Genética e Melhoramento de Plantas da UFLA. A professora, que ingressou na instituição em 1978, encerra as suas atividades na UFLA este ano. “Ainda sinto a UFLA como a minha casa”, disse emocionada.
Texto: Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
Coronavírus Covid-19: É importante de informar e prevenir. ufla.br/coronavirus
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.