Plantel didático do Setor de Equideocultura (DZO/UFLA) recebeu doação de novo animal

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Sexta, 16 Outubro 2015 12:28 | Última Atualização: Quarta, 14 Outubro 2015 10:46
equideocultura1A última quinta-feira (8/10) foi dia de comemoração para o Setor de Equideocultura do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras (DZO/UFLA), que está em processo de estruturação. Chegou ao local a égua “Lina”, que fará parte do plantel didático do Setor. O animal possui genética de qualidade [cruzamento das raças Bretão (3/4) e Mangalarga Marchador (1/4)] e foi doado à UFLA pela Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal da Universidade Federal de Viçosa (Cedaf/UFV). De acordo com a professora do DZO Raquel Moura, a nova integrante do plantel irá contribuir para a melhoria na qualidade do ensino (aulas práticas da graduação) e apoio ao serviço de campo necessário para desenvolvimento de pesquisas realizadas nas dependências do Departamento. Além disso, o animal permitirá a criação de projeto de extensão na área de nutrição e reprodução equina, que futuramente auxiliará a comunidade por meio do acesso a equinos próprios para uso na tração e em centros de equoterapia da região. Ao comentar sobre o processo da doação recebida, Raquel disse que isso só foi possível com a colaboração de vários profissionais e estudantes que [caption id="attachment_102572" align="alignright" width="249"]Da esq. p/ a dir.: Paulo Guilherme, professora Raquel, técnicos do Cedaf/UFV Jerônimo e Rafael e o motorista/UFLA conhecido como 'Tim'. O grupo aparece ao lado de "Lina", novo animal do Setor de Equideocultura/DZO. Da esq. p/ a dir.: Paulo Guilherme, professora Raquel, técnicos do Cedaf/UFV Jerônimo e Rafael e o motorista/UFLA conhecido como 'Tim'. O grupo aparece ao lado de "Lina", novo animal do Setor de Equideocultura/DZO.[/caption] apoiam o Setor: “Gostaria de deixar registrados nossos sinceros agradecimentos ao diretor da Cedaf/UFV, professor Antônio Cézar Pereira Calil, assim como à secretária Luana Miranda e aos técnicos Rafael e Jerônimo, também da UFV. Os agradecimentos são extensivos a todos que direta ou indiretamente apoiaram essa ação, como o professor do IF Sudeste MG/Câmpus Barbacena Jorge Baumgratz; o Setor de Transportes da UFLA (Adeilson, Ana e 'Tim'); e o estudante de graduação em Zootecnia da UFLA e bolsista de extensão Proec Paulo Guilherme, que acompanhou o transporte de Lina", enfatizou. Para a professora, a doação representa uma colaboração entre instituições, que tem como finalidade maior o atendimento ao interesse público. “Nossa região tem uma grande demanda por animais com características que serão marcantes nos futuros potros a serem gerados por essa égua. Dessa forma, a estruturação do Setor de Equideocultura com a presença desse tipo de animal permitirá importantes avanços, que serão compartilhados com a sociedade”, comentou Raquel.