UFLA realizou o I Workshop de Matemática e Matemática Aplicada (I WMMA)

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 20 Outubro 2015 13:39 | Última Atualização: Segunda, 19 Outubro 2015 07:00
[caption id="attachment_102735" align="alignleft" width="249"]Abertura do I Workshop de Matemática e Matemática Aplicada (I WMMA) Abertura do I Workshop de Matemática e Matemática Aplicada (I WMMA)[/caption] A Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizou o I Workshop de Matemática e Matemática Aplicada (I WMMA), na quinta (15) e sexta-feira (16/10). O evento foi uma inciativa conjunta do Departamento de Ciências Exatas (DEX/UFLA) e da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ – câmpus Alto Paraopeba/Ouro Branco), com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Durante a abertura do evento, a professora Soraya Alvarenga Botelho, pró-reitora de Graduação, representando o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, ressaltou a importância de serem realizados eventos dos novos cursos ofertados na instituição. “Ações como essas contribuem para a consolidação desses conhecimentos. O envolvimento com os novos cursos é muito importante”, comentou. Também estiveram presentes na solenidade de abertura, o chefe do Departamento de Ciências Exatas (DEX/UFLA), professor Julio Silvio de Sousa Bueno Filho; a coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática, professora Rosana Maria Mendes; a professora do DEX/UFLA Andréia da Silva Coutinho, representando a Comissão Organizadora; e o professor da UFSJ Telles Timóteo da Silva, que representou o Comitê Científico. O evento contou com a palestra do professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Mário Jorge Dias Carneiro, que explanou sobre “O Teorema dos Quatro Vértices: cinco provas e uma recíproca”. A programação do Workshop também foi contemplada com palestras de professores da UFLA, da UFSJ e de mais dois convidados de outras instituições: o professor Olimpio Hiroshi Miyagaki, da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, que palestrou sobre a “Existência de soluções do tipo Ground State para um problema de Schrodinger envolvendo laplaciano fracionário”, e o professor José Alberto Cuminato, da Universidade de São Paulo – USP, que abordou “Matemática na Indústria: as atividades do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI)”. Além disso, as sessões de Comunicações abordaram 14 diferentes assuntos dentro da proposta do I WMMA.
Texto: Camila Caetano e Ana Eliza Alvim – jornalistas/UFLA