Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

UFLA promove segundo Workshop Internacional sobre criopreservação

Publicado: Terça, 20 Outubro 2015 13:39 | Última Atualização: Segunda, 19 Outubro 2015 07:05
CRYOUFLAPela segunda vez, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) receberá pesquisadores da área da criopreservação no II International Workshop on in vitro Conservation and Cryopreservation of Plant Genetic Resource (CRYOUFLA), que será realizado entre os dias 11 e 13 de novembro. A realização do segundo CRYOUFLA promoverá a difusão e a atualização de conceitos e técnicas relacionadas à criopreservação de espécies vegetais para estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e profissionais atuantes na área, além de permitir o intercâmbio e a transferência de conhecimentos científicos e tecnológicos na área de conservação in vitro e criopreservação de recursos genéticos vegetais. O evento é pioneiro no País e se destaca pelo alto nível de seus palestrantes. Para abordar o assunto, pesquisadores estrangeiros com grande conhecimento na área foram convidados para explanar temas associados ao uso adequado dos processos de criopreservação e debater questões técnicas relacionadas às tecnologias empregadas. Dessa forma, será possível apresentar aos participantes, técnicas de criopreservação utilizadas em centros de pesquisa da Itália, Bélgica, Turquia e Brasil, centros estes de referência no uso dessa tecnologia. O primeiro CRYOUFLA foi realizado em 2012 e agregou cerca de 90 participantes entre estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores e professores de vários estados. A ocorrência desse evento na UFLA permitirá que o estado de Minas Gerais se torne referência na divulgação e utilização desse conhecimento. Para maiores informações e realização de inscrições, acessar o site: http://cryoufla2015.wix.com/cryoufla A criopreservação Os organizadores do evento explicam que o progresso recente na área da biotecnologia criou novas possibilidades para a conservação de recursos genéticos de espécies vegetais usando técnicas de conservação in vitro sob crescimento lento ou a criopreservação. “Dentre essas possibilidades, a criopreservação é a única metodologia disponível que garante a conservação em longo prazo de recursos genéticos vegetais”, relatam. Apesar de existirem esforços individuais de utilização dessa metodologia no Brasil, a criopreservação ainda não foi plenamente utilizada como uma ferramenta alternativa de conservação, em virtude da reduzida difusão de sua importância e aplicabilidade.
Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA
           
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
Coronavírus Covid-19: É importante de informar e prevenir. ufla.br/coronavirus
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.