Aprovados em concurso público realizado em abril tomaram posse na UFLA nesta quinta (22/10)
Assistentes em administração aprovados no concurso realizado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) em abril deste ano foram empossados na tarde desta quinta-feira (22/10). Além dos 20 técnicos administrativos, tomou posse também uma professora que atuará no Departamento de Ciência da Computação (DCC). Três servidores que chegaram à UFLA por meio de redistribuição também foram apresentados na cerimônia.
Com os novos integrantes do quadro, a Universidade soma 484 servidores empossados nos últimos três anos e meio, o que é motivo de comemoração na instituição. “Toda posse é a materialização do esforço de uma equipe que trabalhou pela conquista das vagas e de pessoas como vocês, que se dedicaram e lutaram para obter a aprovação em um concurso de mais de seis mil candidatos”, disse o reitor, professor José Roberto Soares Scolforo.
Para Luciana Pereira Figueiredo, as expectativas quanto ao novo trabalho são boas. “Quero muito contribuir para as atividades da Universidade, para a prestação de bons serviços e para o desenvolvimento da instituição”, disse. A imagem que os servidores empossados têm da Universidade também colabora para a motivação. “É uma instituição que tem sido muito reconhecida pela qualidade, tanto no Brasil quanto no exterior. O nível dos profissionais que trabalham aqui também é excelente. Por isso, pretendo desenvolver minha carreira na UFLA”, enfatiza a nova servidora Rossilvânia Maria da Silva.
Se para alguns dos novos integrantes da equipe tudo na UFLA será novidade, outros já a vivenciam como estudantes. Débora Braga Resende cursa doutorado no Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola. “Venho trilhando meu caminho nesta instituição, e poderei contribuir também como servidora”, avalia. Diego de Abreu Cardoso é estudante no Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia e mostra-se motivado para a nova relação que terá com a Universidade. “Quero desempenhar minha função com todo o comprometimento, entusiasmo e motivação. É um sonho se realizando”. Dos 21 assistentes em administração nomeados recentemente, 11 já estudaram ou estudam na UFLA.
[caption id="attachment_103090" align="alignleft" width="249"]
Durante a cerimônia, o reitor destacou o trabalho que vem sendo feito na UFLA pela equipe de intérpretes de Libras. "Eles demonstram ao público com deficiência auditiva que a Universidade está preparada para recebê-lo".[/caption]
Envolvimento, esforço e dedicação, por sinal, estiveram entre os conselhos e recomendações que os novos servidores receberam dos componentes da mesa de honra da cerimônia. Presidida pelo reitor, a mesa teve também a presença da vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho; da pró-reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, professora Valéria da Glória Pereira Brito; do diretor de Desenvolvimento de Pessoas, Georges Francisco Vilela Zouein (que fez a leitura do Termo de Posse); do presidente da Comissão de Ética, Adriano Higino Freire (que fez a leitura do Termo de Compromisso Ético); do presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), professor Nilton Nagib; do representante da Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos (Cista) Thiago Magalhães Meireles; do presidente do presidente do SindUFLA, Antônio Massensini Jùnior e do representante da Adufla, professor Francisval de Melo Carvalho.
As posses ocorreram no Anfiteatro Professor Magno Antônio Ramalho, no Departamento de Biologia (DBI), no período da tarde. O local acolheu, além dos novos servidores, seus familiares e conhecidos, além de representantes dos departamentos, setores e diretorias da UFLA em que ficarão lotados.
Confira os principais pontos destacados durante a solenidade
“Espelhem-se nos muitos bons exemplos que temos nesta Universidade e abram o coração e a mente para amá-la”, aconselhou o reitor. Depois de citar os principais pontos de que marcam a história de sucesso da instituição, desafiou os recém-chegados a um trabalho do qual possam se orgulhar muito no futuro. Lembrou os índices pelos quais a UFLA vem sendo reconhecida nacional e internacionalmente: no
QS World University Rankings by Subject 2015, ela aparece entre as 150 melhores do mundo na área de Ciências Agrárias e Florestais, estando também presente no
ranking Times Higher Education, em que figuram apenas 17 instituições brasileiras entre as melhores do mundo. “Vocês vieram para fazer parte dessa história e a responsabilidade é grande: continuar essa caminhada e obter resultados ainda melhores”.
“Vocês estão ingressando em uma universidade que está em plena expansão, mesmo no momento de crise pelo qual passa o País. Aqui há uma equipe de servidores altamente comprometidos. Que vocês possam acordar todos os dias e sentir o que nós sentimos: satisfação por vir trabalhar”, destacou a professora Édila, que também lembrou o desafio que tem a UFLA de crescer com qualidade, tendo a contribuição de todo o conjunto de servidores.
“Desejo que o espírito ‘uflaniano’ contagie todos vocês e que sejam muito felizes aqui”, disse a professora Valéria. Ela também falou das atividades da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PRGDP) e das oportunidades oferecidas pela UFLA aos servidores para capacitação.
“Que vocês possam sorrir durante todo o trajeto em que estiverem nesta instituição, e possam ficar tristes quando chegar o momento de sair dela”, desejou o professor Nagib, relatando seus mais de 40 anos de trabalho na UFLA. “Se esforcem, lutem, trabalhem, colaborem uns com os outros!”, enfatizou.
[caption id="attachment_103092" align="alignright" width="249"]
Ao todo, tomaram posse nesta quinta (22/10), 21 servidores: uma docente e 20 técnicos administrativos.[/caption]
“Espero que a UFLA possa receber todos vocês com a mesma alegria com que fui recebido há um ano e sete meses, quando também tomei posse”, disse Thiago. Ele falou sobre o papel da Cista e incentivou os servidores a recorrer à Comissão sempre que necessário.
“Temos uma responsabilidade enorme quando somos investidos em um cargo público: preservar tudo que já foi conquistado e lutar por melhorias e pela expansão”, avaliou Antônio, que também tomou posse há menos de dois anos. Antônio falou sobre o SindUFLA e convidou os novos técnicos administrativos para se sindicalizarem, contribuindo para o fortalecimento contínuo da categoria.
“Este é um momento muito importante, porque marca o início de uma nova etapa profissional na vida de vocês”, disse o professor Francisval ao parabenizar os aprovados. Ele também falou sobre a atuação da Adufla e convidou os servidores docentes a fazerem parte da Seção Sindical.