Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Centro de Inteligência em Mercados da UFLA promoveu II Startup Acadêmico

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 27 Outubro 2015 11:34 | Última Atualização: Sexta, 23 Outubro 2015 13:08
[caption id="attachment_103097" align="alignright" width="249"]Startup-CIM-fruitpacker A equipe vencedora (Bianca Valentin, Gislene Souza, Heloisa Villela, Herivelton Soares) acompanhada do coordenador do CIM, prof. Luiz Gonzaga; do mentor da equipe, Gustavo Palau; e do prof. Paulo Henrique Leme (DAE).[/caption] Após o sucesso da primeira edição do Startup CIM, o Centro de Inteligência em Mercados (CIM) promoveu a segunda edição do evento, reunindo diversos alunos da graduação da UFLA. A apresentação dos projetos, pelos alunos, foi realizada no dia 21, na Agência de Inovação do Café (Inovacafé), onde o CIM está sediado. A equipe vencedora nessa edição foi a FruitPacker, que planejou uma distribuidora de frutas e hortaliças com o diferencial de oferecer uma embalagem retornável com rótulo informativo. A premiação, para os integrantes, é um passeio aéreo na cidade de Lavras e uma viagem à Missão Empresarial Acelera Startup, em Varginha, nos dias 17 e 18 de novembro. A ideia considerada vencedora poderá continuar crescendo em um processo de incubação no CIM. Além da FruitPacker, outras cinco equipes/ideias participaram: AgroMark (plataforma/site de busca multilateral de oportunidades no agronegócio), Brutus (site de divulgação para produtores de cachaça exporem seus produtos), LOCS (facilita e estimula a coleta seletiva das repúblicas de Lavras), Sig 2.0 (consiste em melhorar e tornar mais atraente aos alunos da UFLA o Sistema Integrado de Gestão da Universidade) e Tazzo (visa conectar a comunidade acadêmica em um banco de tempo). Desde março, os estudantes participavam de atividades como mentorias, treinamento e acompanhamento. As apresentações foram acompanhadas por uma banca avaliadora, que analisou o grau de inovação, a viabilidade, o desenvolvimento e a apresentação das equipes. Essa banca foi formada pela gerente administrativa da Inbatec, Raphaela Silva Ribeiro; pela representante do Sebrae Micorregião de Lavras, Glaucya Jerusa Souto Vale; e pelo professor do Departamento de Administração (DAE) Paulo Henrique Leme. O mentor da equipe vencedora, Gustavo Palau, afirmou que haverá uma terceira edição do Startup CIM: “Já está confirmada a próxima edição, prevista para iniciar em janeiro”. Para o coordenador do Centro, professor Luiz Gonzaga de Castro Júnior, inserir os trainees em um desafio é uma proposta de transmitir os princípios do empreendedorismo a partir da vivência. O Centro de Inteligência em Mercados (CIM) O CIM é uma organização especializada em pesquisa, treinamento e prestação de serviços relacionados às áreas de economia, contabilidade, finanças, inteligência competitiva, gestão de empresas, mercados de capitais, comercialização, estatística, marketing, negócios e cadeias produtivas. Dessa forma, o CIM busca ser referência nas áreas em que atua, propondo e cumprindo metas desafiadoras, se antecipando às mudanças do ambiente e transformando-as em oportunidades, tanto para a organização quanto para seus clientes externos. Confira mais informações na página do CIM no Facebook.
Amanda Castro - Jornalista. Assessoria de Inovação e Empreendedorismo da UFLA
 

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.