Estudante da UFLA recebe prêmio de melhor apresentação oral em conferência internacional
[caption id="attachment_104584" align="alignleft" width="192"]
Estudante da UFLA,Ediu Carlos da Silva Júnior, recebe merecido destaque em conferência internacional, pela apresentação do trabalho - em inglês[/caption]
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi representada em dois importantes eventos que têm a área de agricultura e segurança alimentar como foco das pesquisas:
o 4th International Zinc Symposium: Improving Crop Production and Human Health e o 4th International Conference on Selenium in the Environment and Human Health. Ambos com alcance internacional, realizados em São Paulo, consecutivamente, no período de 15 a 21 de outubro.
O evento com foco em Zinco teve a organização da UFLA, em parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso (UFTM) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp). A conferência é uma iniciativa da
International Society for Selenium Research (ISSR).
O evento sobre os efeitos do Selênio na produção alimentar e saúde humana contou com dois representantes da UFLA no comitê organizador: os professores do Departamento de Ciência do Solo (DCS) Luiz Roberto Guimarães Guilherme e Guilherme Lopes. Ambos tiveram ainda a participação de estudantes de pós-graduação e pesquisadores dos programas
Ciência do Solo (DCS) e
Fitotecnia (DAG), com a apresentação oral de trabalhos e pôster.
[caption id="attachment_104574" align="aligncenter" width="612"]
4th International Conference on Selenium in the Environment and Human Health - a UFLA foi uma das instituições organizadoras[/caption]
Destaque do evento
Na quarta edição da Conferência Internacional de Selênio no Ambiente e Saúde Humana, o estudante de mestrado do PPGCS, Ediu Carlos da Silva Júnior, orientado pelo professor Luiz Roberto Guilherme, conquistou o prêmio de melhor apresentação oral do evento. O trabalho intitulado: “
Are all Brazil nuts selenium-rich?” é o resultado de uma pesquisa realizada em cinco estados da região amazônica, com o objetivo de estudar a correlação entre os teores de selênio no solo e na castanha-do-brasil. A premiação é certificada e concedida pela
International Society for Selenium Research (ISSR).
[caption id="attachment_104576" align="alignright" width="249"]
Delegação da UFLA na conferência internacional[/caption]
Para o estudante, o momento foi de honra e imensa alegria por receber esse reconhecimento. “Agradeço a todos que de alguma maneira colaboraram para que este trabalho tenha tido sucesso, desde a coleta das amostras até a interpretação dos resultados!”, considerou.
O resumo publicado na conferência internacional equivale a um capítulo de livro, podendo ser encontrado ‘
nesse link’.
Nesse evento, estavam presentes os mais renomados pesquisadores do mundo em estudos com selênio, biofortificação agronômica, biologia molecular, nutrição de plantas, fisiologia vegetal, fitorremediação, área médica, farmácia entre outras áreas do conhecimento. Entre as apresentações, os professores Luiz Roberto (DCS/UFLA), Guilherme Lopes (DCS/UFLA) e Antônio Gilberto Bertechini (DZO/UFLA).
De acordo com o professor Luiz Roberto, o ambiente foi favorável à discussão de futuras pesquisas e parcerias, podendo ampliar as perspectivas com os estudos em Selênio por meio de uma visão internacional e interdisciplinar.
Simpósio Internacional de Zinco
[caption id="attachment_104575" align="alignleft" width="249"]
4th International Zinc Symposium: Improving Crop Production and Human Health[/caption]
O mais relevante simpósio internacional para a integração de pesquisadores que tem o Zinco como tema de estudos, em sua quarta edição, teve como abordagem principal a deficiência desse micronutriente e as melhores práticas para mitigar o seu impacto na produção agrícola mundial e nos seres humanos.
Mais uma vez, o professor Luiz Roberto Guilherme foi um dos integrantes do comitê organizador, apresentando suas considerações sobre a disponibilidade de Zinco nos agroecossistemas brasileiros. O evento contou também com a participação do professor emérito da UFLA, Alfredo Scheid Lopes, que proferiu a aula de abertura, dando boas-vindas aos participantes.
O evento reuniu apresentações orais de especialistas nas áreas de ciência do solo, nutrição de plantas e saúde humana, bem como apresentações na forma de pôsteres. Para o professor Alfredo Lopes, foi uma excelente oportunidade para pesquisadores e estudantes trocarem informações e ampliarem as redes de pesquisa na área, com importantes possibilidades de parcerias nacionais e internacionais.