Cafeicultores participam do Dia de Mercado de Café

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 11 Novembro 2015 07:13 | Última Atualização: Sexta, 06 Novembro 2015 12:14
Evento realizado pela Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil teve apoio do Centro de Inteligência em Mercados (CIM) da UFLA [caption id="attachment_104679" align="alignleft" width="249"]Leandro Paiva, do Instituto Federal de Machado/MG, apresentando como as técnicas de pós-colheita podem melhorar a rentabilidade do cafeicultor Leandro Paiva, do Instituto Federal de Machado/MG, apresentando como as técnicas de pós-colheita podem melhorar a rentabilidade do cafeicultor[/caption] Foi realizado nesta quinta-feira (5/11) o Dia de Mercado de Café, que reuniu cerca de 200 cafeicultores de Lavras e região. O evento faz parte do projeto Campo Futuro, uma iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) que tem como foco levantar os custos de produção das principais commodities agrícolas. O CIM, vinculado à Agência de Inovação do Café (InovaCafé), é quem desenvolve os trabalhos voltados para o café. Em parceria com a UFLA através da InovaCafé, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e Sindicato Rural de Lavras, foi realizado o evento que apresentou palestras sobre os custos de produção, gestão de propriedade cafeeira e estratégias em comercialização de commodities agrícolas, técnicas de pós-colheita como ferramentas que podem melhorar a rentabilidade do cafeicultor, estratégias para colheita de café em áreas montanhosas, apresentação de cases de sucesso, tendências do mercado de café e estratégias para aumento da competitividade da cafeicultura brasileira. [caption id="attachment_104680" align="alignright" width="249"]Núcleos de estudos da UFLA apresentaram soluções para os cafeicultores durante o evento Núcleos de estudos da UFLA apresentaram soluções para os cafeicultores durante o evento[/caption] Para o diretor da InovaCafé, professor Luiz Gonzaga de Castro Junior, os cafeicultores precisam buscar representatividade mais efetiva dentro da universidade para que as pessoas que estão nessas instituições de fato os representem, assim será possível discutir sobre o que de fato o setor necessita e o que pode trazer benefícios concretos para a sociedade. “As portas da UFLA estão abertas para o diálogo, estamos dispostos a criar soluções, sejam elas tecnológicas, de gestão, modelo de negócio, mecanização, irrigação, de acordo com a necessidade do cafeicultor. O nosso objetivo é buscar soluções efetivas e para isso precisamos estabelecer um vínculo ativo com os cafeicultores”, pontuou Gonzaga. De acordo com o assessor técnico da Comissão Nacional do Café, Fernando Rati, ao realizar ações de capacitação como essa, acredita-se que os produtores de café possam se preparar melhor para enfrentar as adversidades do seu negócio, reduzindo os riscos e melhorando o gerenciamento de sua empresa rural. No final do evento, os cafeicultores conheceram a estrutura da InovaCafé. CIM O Centro de Inteligência em Mercados foi idealizado pelo atual assessor de Inovação e Empreendedorismo da UFLA, professor Luiz Gonzaga de Castro Junior. O espaço fica localizado na Inovacafé é especializado em pesquisa, treinamento e prestação de serviços voltados às áreas de economia, contabilidade, finanças, inteligência competitiva, gestão de empresas, mercados de capitais, comercialização, marketing, negócios e cadeias produtivas. Dentre os principais projetos realizados no CIM, estão: Programa Campo do Futuro, Bureau de Inteligência Competitiva do Café, Gestão Estratégica Avançada, Startup CIM, Rede de Conhecimento de Mercado, CIM-Tech e Asset Lab. Cerca de 80 pessoas entre elas docentes e estudantes de graduação e pós-graduação da UFLA participam de projetos ligados ao CIM.
Vanessa Trevisan – jornalista – Agência de Inovação do Café (InovaCafé)