Simulação de reuniões das Nações Unidas foi realizada na UFLA com a participação de escolas de Lavras

Publicado: Terça, 17 Novembro 2015 06:07 | Última Atualização: Quinta, 12 Novembro 2015 14:12
[caption id="attachment_104792" align="alignleft" width="249"]Evento promove debates e discussões sobre temas do cenário internacional Evento promove debates e discussões sobre temas do cenário internacional[/caption] O Núcleo de Estudos em Direito e Relações Internacionais do Departamento de Direito da Universidade Federal de Lavras (Nedri/DIR/UFLA) realizou no último final de semana, entre os dias 7 e 8 de novembro, um Comitê Estratégico de Diplomacia (CED), sob a coordenação do professor de Direito Internacional Público, Pedro Ivo Diniz. O evento contou com a presença de alunos que cursam o 9º ano do Ensino Fundamental, e as 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio nas escolas de Lavras. Participaram do Comitê os Colégios Unilavras, e Losango; o Centro Educacional Ceufla; a Escola Cooperativa Gralha Azul; e as escolas estaduais Cinira de Carvalho, e João Batista Hermeto. Ao total participaram 85 pessoas. Na ocasião foram promovidos debates e discussões sobre temas do cenário internacional, com os estudantes representando diversos países. O evento foi no Pavilhão de Aulas 4 da UFLA e cada sala representou um comitê. Ao final, cada comitê distribuiu três menções honrosas pelas melhores atuações. [caption id="attachment_104793" align="alignright" width="249"]O CED trouxe o ambiente da diplomacia promovida nas assembleias da Organização das Nações Unidas (ONU) O CED trouxe o ambiente da diplomacia promovida nas assembleias da Organização das Nações Unidas (ONU)[/caption] “Durante a sua realização, o CED trouxe o ambiente da diplomacia promovida nas assembleias da Organização das Nações Unidas (ONU), formando comitês que discutiram diferentes temáticas do cenário do Direito e das Relações Internacionais, simulando, assim, de maneira real, as discussões promovidas pelos líderes de Estado do mundo”, relata a estudante de direito Odara Andrade, integrante do Nedri. O objetivo foi o de incluir aspectos do direito e das relações internacionais de maneira didática e prática ao contexto escolar do ensino médio, inspirado em outras simulações diplomáticas que ocorrem em todo o mundo e são reconhecidas pela ONU. As simulações de reuniões das Nações Unidas proporcionaram uma experiência única aos alunos, complementando de maneira diferenciada a sua formação. O evento trabalhou com a argumentação, oratória, e capacidade de negociação, com envolvimento nos conteúdos de história, geografia, política e economia ensinados na carga horária escolar. “O evento foi um sucesso. O ano que vem terá novamente e vai ser muito importante para mais jovens terem a oportunidade de participar”, comenta a estudante Odara.
Camila Caetano – jornalista, bolsista ASCOM/UFLA.