Associação presidida por estudante da UFLA foi homenageada em Três Pontas

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quarta, 18 Novembro 2015 05:11 | Última Atualização: Sexta, 13 Novembro 2015 14:51
[caption id="attachment_104829" align="alignleft" width="249"]AATP - mocao Tiago Henrique da Silva (à esq.), graduando da UFLA, representou a AATP na Câmara Municipal de Três Pontas. Moção de Aplausos reconhece trabalho de formação de jovens por meio do estínulo ao atletismo.[/caption] A Associação de Atletismo de Três Pontas (AATP), presidida pelo estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFLA Tiago Henrique da Silva, recebeu Moção de Aplausos emitida pela Câmara Municipal de Três Pontas na segunda-feira (9/11). A justificativa para o reconhecimento público é atribuída ao “apoio e desenvolvimento de ações para a defesa e manutenção da qualidade de vida do ser humano, através da promoção de atividades esportivas e sociais”. Entre as atividades desenvolvidas pela AATP que motivaram a homenagem, estão os ciclos de palestras direcionados aos jovens da comunidade. No final de outubro, ocorreu a terceira edição do evento, com o tema “Mentes jovens fazem a diferença”. Entre os palestrantes, a UFLA esteve representada pelo professor do Departamento de Educação Física (DEF) Fernando de Oliveira e pelo representante do Núcleo de Cultura Internacional Daniel Kalambayi Kalonji, que é da República Democrática do Congo. [caption id="attachment_104837" align="alignright" width="249"]Professor Fernando de Oliveira (DEF) proferiu palestra durante evento da AATP. Professor Fernando de Oliveira (DEF) proferiu palestra durante evento da AATP.[/caption] Daniel abordou o tema “África: cultura, costumes e tradições”. Já o professor Fernando falou sobre “O esporte na escola”. O evento, sediado pela Escola Estadual Deputado Teodósio Bandeira em Três Pontas, também contou, em sua comissão organizadora, com o estudante de Ciências Biológicas da UFLA Lucas Eduardo Giraldello. A Associação já faz planos para a realização da quarta edição. “A escola que sediou o terceiro Ciclo já abriu suas portas ao próximo”, diz Tiago. Na segunda edição do evento, realizada em julho deste ano, representantes da UFLA também estiveram presentes. [caption id="attachment_104828" align="alignright" width="249"]palestra-AATP2 Daniel falou aos jovens sobre o tema “África: cultura, costumes e tradições”.[/caption] Para o estudante da UFLA, as atividades promovidas pela Associação, onde ele atua desde 2003, são a oportunidade não só de incentivar o atletismo, mas de contribuir para a formação de jovens, tendo o esporte como ferramenta de educação, de inclusão social e de impulso ao desenvolvimento sustentável. Ele também é membro dos Engenheiros Sem Fronteiras – Núcleo Lavras (EsF-NL) e explica suas motivações para a dedicação a trabalhos que buscam contribuir com a sociedade. “Como estudante, encaro como uma obrigação a tarefa de compartilhar conhecimento a comunidade, buscando gerar uma sinergia social colaborativa entre entidades, empresas, profissionais liberais e órgãos públicos. Embora o trabalho exija disposição e esforço, os resultados são sempre motivadores”. No caso dos esportes, ele apresenta uma justificativa a mais: “tenho exemplo na família a ser seguido. Meu tio - Jorge Fernando Marculino ( Palito ) - foi um grande atleta na cidade”, relata.
Fotos: AATP.