Representantes do MCT defendem aprovação no Senado de fundo de C&T

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 04 Outubro 2007 21:00 | Última Atualização: Quinta, 04 Outubro 2007 21:00

Portal MCT, 04/10/07

O subsecretário de Coordenação das Unidades de Pesquisa do Ministério de Ciência e Tecnologia (Scup/MCT), Luiz Fernando Schettino, pediu nesta quarta-feira (3) aos senadores apoio para a aprovação do projeto de lei 1631/07, do Poder Executivo, que cria o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

Ele informou que a proposta aguarda designação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal.

O subsecretário ressaltou que o MCT está recuperando laboratórios e institutos em vários estados brasileiros, com a intenção de desenvolver atividades qualificadas e treinar profissionais para a área de ciência e tecnologia.

Segundo o diretor-geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa do (RNP/MCT), Nelson Simões da Silva, não há aproveitamento do potencial das redes de internet para integrar os cientistas brasileiros.

Neste sentido, explicou, o ministério vem implantando redes que interconectam pesquisadores de todo o Brasil e da América Latina com escolas e universidades.

Simões lembrou que a ciência não é ato isolado de um pesquisador, mas um trabalho que exige colaboração. Para ele, cada vez mais, os pesquisadores trocam dados de forma muito similar à proximidade real, o que denomina de 'e-ciência'.

Schettino e Simões participaram de audiência pública realizada pela comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado Federal, que debateu políticas ligadas à área de ciência e tecnologia.

A audiência fez parte das comemorações no Congresso Nacional da 4ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promovida pelo MCT.

(Com Zacarias Rolim/Aspar/MCT)