Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Estudantes da UFLA auxiliam na revitalização de nascente em Lavras

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 19 Novembro 2015 10:55 | Última Atualização: Terça, 17 Novembro 2015 14:23
[caption id="attachment_104919" align="alignright" width="249"]Estudantes da UFLA realizam os cinco passos para a devida revitalização e proteção da nascente. Estudantes da UFLA realizam os cinco passos para revitalização e proteção de nascente.[/caption] A empresa Terra Júnior, ligada à Universidade Federal de Lavras (UFLA), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (Senar/MG), realizou a revitalização da nascente da Área de Preservação Permanente (APP) do bairro Campestre II, na zona oeste de Lavras, nos dias 10 e 11 de novembro. O Senar indicou aos estudantes os cinco passos para a devida proteção da nascente. O primeiro foi identificar o tipo; em seguida a nascente foi cercada, com o intuito de protegê-la. Depois, realizaram uma limpeza na área para não obstruir o curso natural da água. A conservação do solo é outra ação fundamental desse processo para evitar a erosão, promovendo a infiltração da água e evitando o soterramento da nascente. Por último, houve o replantio de espécies nativas, pois a proteção do solo com vegetação própria de determinada região é uma das formas mais eficientes de proteção da nascente. A ação também contou com a participação do Projeto Planeta Azul/ Associação comunitária dos Bairros Jardim Glória e Campestres I,II,III (ACBJGC). Curso de recuperação e proteção das nascentes [caption id="attachment_104918" align="alignright" width="249"]revitalização_nascente_campestre_TerraJR_SENAR A revitalização da nascente foi realizada por estudantes da Terra Júnior, pela equipe do Senar/MG e pelos integrantes do Projeto Planeta Azul[/caption] O curso promovido pelo Senar foi lançado em agosto deste ano com a finalidade de capacitar produtores na gestão da água de forma sustentável, com foco na produção e qualidade do recurso. A capacitação é parte das ações do Programa Nosso Ambiente, lançado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) este ano. Os alunos recebem conhecimentos sobre a legislação ambiental estadual e federal, a topografia e as características do local onde a nascente se encontra, os modos de construção de um ponto de captação e de registro dos dados da nascente recuperada para catalogação. Para que o trabalho tenha continuidade após o curso, o analista técnico de Formação Profissional Rural do Senar Minas, Wander Magalhães Moreira Júnior, avisa que não basta recuperar a nascente – o produtor deve também adotar práticas agrícolas que previnam a ocorrência de erosão e assoreamento, assim como nova contaminação da água. Cadastro de Nascentes Protegidas Para reduzir a escassez de água e proteger as milhares de nascentes existentes no Brasil, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Senar criaram o Programa Nacional de Proteção de Nascentes. A meta é ter, até o fim do ano, mil nascentes protegidas. Para outras informações sobre o cadastro, acesse: http://www.canaldoprodutor.com.br/cadastreumanascenteprotegida
Texto: Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA com informações do SENAR Minas

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.