Única medalha de ouro de MG na etapa individual dos Jogos Escolares é do Cria Lavras

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 20 Novembro 2015 16:21 | Última Atualização: Terça, 17 Novembro 2015 14:58
[caption id="attachment_104924" align="alignright" width="249"]Menina de ouro! Kathelyn Norberto comemora sua conquista nos Jogos Escolares da Juventude. Foto Marcus Cicarini Menina de ouro! Kathelyn Norberto comemora sua conquista nos Jogos Escolares da Juventude. Foto Marcus Cicarini[/caption] A única medalha de ouro conquistada pela delegação mineira na fase de esportes individuais dos Jogos Escolares da Juventude foi conquistada pela atleta Kathelyn Norberto, do Centro Regional de Iniciação ao Atletismo (Cria Lavras). O projeto Cria é uma parceria entre a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Prefeitura Municipal. Estudante da Escola Estadual Dora Matarazzo, - Lavras, a atleta alcançou a marca de 14’28” na prova de 100m com barreiras e foi a primeira a subir ao lugar mais alto do pódio, sendo o maior destaque entre os alunos-atletas de 15 a 17 anos. Para Kathelyn este foi um momento de superação. “Ter conseguido uma medalha de ouro foi muito gratificante”. Outra atleta que também agregou mais um título ao quadro de conquistas do Cria foi Sabrina Moreira Ribeiro, da Escola Estadual Cinira Carvalho (Lavras), com a medalha de prata no salto em altura. A competição também teve como destaque Vittor de Souza, prata nos 110m com barreiras. Ele chegou a treinar em Lavras com o professor de Educação Física da UFLA, treinador do Cria, Fernando de Oliveira. Além disso, Vittor faz parte do Cria Caraí. No total, o Estado de Minas Gerais garantiu 13 medalhas, sendo uma de ouro, sete de prata e cinco de bronze. A competição na modalidade individual encerrou no último domingo (15) em Londrina, no Paraná. O professor Fernando Oliveira destaca que todos os atletas do Cria que participaram da competição chegaram à etapa final. Jardel Sotero Valentim obteve a quarta posição no salto triplo e Adrene Apostólico Pereira a sexta colocação também no salto triplo. [caption id="attachment_104925" align="alignleft" width="249"]Kathelyn Norberto alcançou a marca de 14’48” na prova 100m com barreiras dos Jogos Escolares da Juventude. Foto: Comitê Olímpico do Brasil Kathelyn Norberto alcançou a marca de 14’28” na prova 100m com barreiras dos Jogos Escolares da Juventude. Foto: Comitê Olímpico do Brasil[/caption] O projeto Cria atende a cerca de 550 crianças e jovens de escolas públicas de Lavras e outras oito cidades da região, que desenvolvem atividades esportivas, especialmente nas modalidades do atletismo. Ao todo, mais de 20 mil crianças já participaram do projeto, desde sua criação em 2008. Em 2012, tornou-se Centro de Descoberta de Talentos da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Jogos Escolares da Juventude Os Jogos Escolares da Juventude representa a maior competição estudantil do Brasil, reunindo jovens de escolas públicas e privadas de todo o país, em 14 modalidades. A competição foi criada pelo Comitê Olímpico do Brasil (CBO) em 2005 e conta com o apoio do Ministério do Esporte e do Grupo Globo. O CBO informa que a competição já revelou vários atletas para o alto rendimento, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô. “Na delegação brasileira que disputou os Jogos Olímpicos Londres 2012, nada menos do que 17 atletas do Time Brasil já haviam passado pela competição estudantil. O evento foi o responsável pelo surgimento de atletas como as finalistas olímpicas Rosângela Santos e Ana Claudia Lemos, do atletismo, do semifinalista Leonardo de Deus, da natação, além do jogador de basquete Raulzinho, atualmente na NBA”- informações do CBO. Além disso, nos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014, o Brasil foi representado por 97 atletas. De acordo com o CBO, deste total, entre as modalidades que integram o programa dos Jogos, 72% dos atletas também passaram pelos Jogos Escolares da Juventude.
Texto: Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA com informações do Comitê Olímpico do Brasil