Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Frutifica Minas foi realizado pela terceira vez na UFLA

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Terça, 24 Novembro 2015 05:16 | Última Atualização: Sexta, 20 Novembro 2015 15:43
frutifica-minas-4Cerca de 200 pessoas estiveram reunidas nessa quinta-feira (19/11) na Universidade Federal de Lavras (UFLA) para uma etapa do Frutifica Minas. De acordo com o professor do Departamento de Agricultura (DAG) Rafael Pio, que integra a comissão organizadora do evento, a maior parte desse público foi de produtores, complementada por membros da comunidade acadêmica. O evento é promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) desde 2010. Pela terceira vez, a UFLA sediou a etapa do Sul de Minas.  O Frutifica Minas ocorre com ciclos anuais em diferentes regiões. “Em 2012, técnicos da Emater estiveram no Pomar da UFLA e constataram, pelos avanços (número de fruteiras, diversidade de espécies, etc.), que a instituição era lugar mais indicado para receber as estações na Região”, diz Rafael. O objetivo das ações é contribuir para o avanço da fruticultura no Estado. O coordenador técnico estadual de Fruticultura da Emater, Deny Sanábio, explica que as estações levam informação aos produtores e são também um espaço para que suas demandas sejam ouvidas. “As parcerias com a UFLA e a Epamig são essenciais, porque são essas instituições que geram as pesquisas e o conhecimento. O evento é uma oportunidade para que os pesquisadores também possam conhecer os anseios do produtor”, explica.frutifica-minas-1 O produtor Napoleão de Miranda Cappusio saiu de Candeias (MG) para participar das atividades, acompanhado da esposa, e avaliou de forma positiva a programação. “Estou aprendendo muito. Pretendo voltar todo ano. É motivante: sentimos vontade plantar mais, aplicar esses conhecimentos”, disse. Além do papel extensionista cumprido pelo evento, na UFLA ele também contribui para a formação dos estudantes que integram o Núcleo de Estudos em Fruticultura (Nefrut). “Eles auxiliamfrutifica2 na organização e gestão das atividades e têm a oportunidade de participar ativamente da extensão”, explica professor Rafael. Em cinco anos, o Frutifica Minas já soma 58 etapas realizadas, envolvendo 6.850 produtores, de 375 municípios.  “É hoje considerado o maior evento da fruticultura mineira”, complementa Deny. Temas tratados
  • Produção de peras em regiões de pouco frio – professor Rafael Pio (DAG/UFLA)
  • Mercado estadual e local de frutas - Deny Sanábio (Emater)
  • Cultivo da pitaia - professor José Darlan Ramos (DAG/UFLA)
  • Irrigação na fruticultura - Antônio Martinez de Carvalho (Emater) e Maurício Pinheiro Pinho Machado (Lavras Irrigação)
  • Comercialização de frutas na alimentação escolar (Pnae) - Flora Aparecida Teixeira Castro (Emater)
  • Controle de mosca das frutas em frutífera - Júlio César de Souza e Rogério Antônio Silva (Epamig).
frutifica-minas-3frutifica-minas-2

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.