Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
Internacionalização é tema do VI Colóquio de Redes, Estratégia e Inovação
[caption id="attachment_105096" align="alignleft" width="249"] Abertura do evento pelos coordenadores institucionais: professor Cleber Carvalho de Castro (UFLA) e professor Flávio Romero Macau, da Universidade Paulista.[/caption] A internacionalização das organizações deixou de ser uma opção para se tornar uma questão de sustentabilidade no mercado. Para refletir sobre esse desafio, nos dias 16 e 17 de novembro, foi realizado em São Paulo a 6ª edição do Colóquio de Redes, Estratégia e Inovação. O evento científico é realizado anualmente pelo Grupo de Estudos em Redes, Estratégia e Inovação da Universidade Federal de Lavras (Gerei/UFLA), em associação com o Mestrado em Administração da Universidade Paulista (Unip). Mais uma vez, o objetivo de fortalecer o campo de estudos em Redes, Estratégia, Relações Interorganizacionais, Gestão do Conhecimento, Tecnologia e Inovação foi atingido, por meio de palestras com temas relevantes e a apresentação de 34 artigos nas áreas de referência. Entre os temas abordados, as relações de blocos econômicos, seleção de parceiros, competição, soluções de conflitos culturais, gerenciamento de unidades internacionais, mecanismos de cooperação tecnológica internacional, intercâmbio de recursos humanos, franchising, mobilidade internacional, entre outros. De acordo com o professor Cleber Carvalho de Castro (DAE/UFLA), um dos coordenadores do evento e tutor do Gerei, o objetivo desses encontros é justamente incentivar novos estudos sobre dinâmicas e as implicações teóricas e empíricas para o contexto organizacional. Segundo o professor, o evento possibilitou, como almejado, um maior número de participantes, novas experiências e o fortalecimento do grupo. [caption id="attachment_105097" align="alignright" width="249"] Professor Cleber Castro: incentivo ao estudo em áreas estratégicas[/caption] A palestra de abertura - Estratégia de Inovação em Multinacionais: O papel das redes - foi ministrada pelo professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) Felipe Mendes Borini. Em seu pronunciamento, destacou que as inovações nem sempre estão nos grandes centros de pesquisa e com mais recursos, mas também emergem das dificuldades e da criatividade dos segmentos menos favorecidos. Para tanto, fez alusão ao vídeo que circula na Internet “A NASA precisa estudar os pobres – Vê o que fizeram com este carro velho”. Na terça-feira (17/11), foram realizadas três mesas-redondas:- Internacionalização de tecnologias, produtos, marcas, recursos humanos, e conhecimentos - Internacionalização, Diversidade e Eficiência (prof. Laura Ancona Lopez Freire - diretora de Relações Internacionais da UNIP)
- Os problemas e os casos de sucesso de internacionalização de empresas italianas (Massimo Guala - executivo especialista em soluções de Internacionalização de Empresas, diretor-executivo e comercial da empresa italiana Salini Impregilo)
- Os processos, as dificuldades e as soluções no intercâmbio cultural e estudantil de brasileiros para a Itália (prof. Augusto Bellon (diretor do Departamento de Educação do Consulado Geral da Itália).
Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.