Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Internacionalização é tema do VI Colóquio de Redes, Estratégia e Inovação

Publicado: Terça, 24 Novembro 2015 14:34 | Última Atualização: Segunda, 23 Novembro 2015 14:37
[caption id="attachment_105096" align="alignleft" width="249"]Abertura do evento pelos coordenadores institucionais: professor Cleber Carvalho de Castro (UFLA) e professor Flávio Romero Macau, da Universidade Paulista. Abertura do evento pelos coordenadores institucionais: professor Cleber Carvalho de Castro (UFLA) e professor Flávio Romero Macau, da Universidade Paulista.[/caption] A internacionalização  das organizações deixou de ser uma opção para se tornar uma questão de sustentabilidade no mercado. Para refletir sobre esse desafio, nos dias 16 e 17 de novembro, foi realizado em São Paulo a 6ª edição do Colóquio de Redes, Estratégia e Inovação. O evento científico é realizado anualmente pelo Grupo de Estudos em Redes, Estratégia e Inovação da Universidade Federal de Lavras (Gerei/UFLA), em associação com o Mestrado em Administração da Universidade Paulista (Unip). Mais uma vez, o objetivo de fortalecer o campo de estudos em Redes, Estratégia, Relações Interorganizacionais, Gestão do Conhecimento, Tecnologia e Inovação foi atingido, por meio de palestras com temas relevantes e a apresentação de 34 artigos nas áreas de referência. Entre os temas abordados, as relações de blocos econômicos, seleção de parceiros,  competição, soluções de conflitos culturais, gerenciamento de unidades internacionais, mecanismos de cooperação tecnológica internacional, intercâmbio de  recursos humanos, franchising, mobilidade internacional, entre outros. De acordo com o professor Cleber Carvalho de Castro (DAE/UFLA), um dos coordenadores do evento e tutor do Gerei, o objetivo desses encontros é justamente incentivar novos estudos sobre dinâmicas e as implicações teóricas e empíricas para o contexto organizacional. Segundo o professor, o evento possibilitou, como almejado, um maior número de participantes, novas experiências e o fortalecimento do grupo. [caption id="attachment_105097" align="alignright" width="249"]Professor Cleber Castro: incentivo ao estudo em áreas estratégicas Professor Cleber Castro: incentivo ao estudo em áreas estratégicas[/caption] A palestra de abertura - Estratégia de Inovação em Multinacionais: O papel das redes - foi ministrada pelo professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) Felipe Mendes Borini. Em seu pronunciamento, destacou que as inovações nem sempre estão nos grandes centros de pesquisa e com mais recursos, mas também emergem das dificuldades e da criatividade dos segmentos menos favorecidos. Para tanto, fez alusão ao vídeo que circula na Internet “A NASA precisa estudar os pobres – Vê o que fizeram com este carro velho”. Na terça-feira (17/11), foram realizadas três mesas-redondas:
  • Internacionalização de tecnologias, produtos, marcas, recursos humanos, e conhecimentos - Internacionalização, Diversidade e Eficiência (prof. Laura Ancona Lopez Freire - diretora de Relações Internacionais da UNIP)
  • Os problemas e os casos de sucesso de internacionalização de empresas italianas (Massimo Guala  - executivo especialista em soluções de Internacionalização de Empresas, diretor-executivo e comercial da empresa italiana Salini Impregilo)
  • Os processos, as dificuldades e as soluções no intercâmbio cultural e estudantil de brasileiros para a Itália (prof. Augusto Bellon (diretor do Departamento de Educação do Consulado Geral da Itália).
Durante o evento, três artigos foram destacados com menção honrosa, um de cada área: Os autores do artigo premiado na área de inovação são do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFLA) e da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Redes: Redes de Mocrofranquias: Avaliação do Suporte e Marca – Autores: Mariângela Carli Santiago e Pedro Lucas de Resende Melo. Estratégia: Impacto de Instrumentos de Governança Formal e Informal no Resultado da Qualidade em Redes de Suprimentos: Uma Proposta - Autores: Osvaldo de Souza, Saturnina Alves da Silva Martins, Marcio Cardoso Machado, Jeane Aparecida Menegueli. Inovação: Panorama da Produção Tecnológica de Uma Instituição de Ensino Superior: O Caso da Universidade Federal de Viçosa - Autores: Humberto Rodrigues Marques, Rafael Morais Pereira, Marcelo de Oliveira Garcia, Rodrigo Gava. [caption id="attachment_105098" align="aligncenter" width="612"]Representantes da UFLA no VI Colóquio de Redes, Estratégia e Inovação, na Unipe, em Saão Paulo Representantes da UFLA no VI Colóquio de Redes, Estratégia e Inovação, na Unip, em São Paulo[/caption] Consulte o site do Gerei e tenha acesso aos artigos apresentados no evento. [caption id="attachment_105102" align="aligncenter" width="515"]Premiação do melhor artigo na área de estratégia Premiação do melhor artigo na área de estratégia[/caption]   [caption id="attachment_105103" align="aligncenter" width="564"]Premiação do melhor artigo na área de Redes Premiação do melhor artigo na área de Redes[/caption]   [caption id="attachment_105104" align="aligncenter" width="522"]Premiação do melhor artigo na área de inovação Premiação do melhor artigo na área de inovação[/caption] Fotos: site Gerei

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção