UFLA sediou a última edição de 2015 do Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 27 Novembro 2015 08:34 | Última Atualização: Quinta, 26 Novembro 2015 11:43
forum_educaçãoA Universidade Federal de Lavras (UFLA) sediou a 115ª edição do Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil (FSMEI), realizado nesta quinta-feira (26/11), no Anfiteatro do Departamento de Administração e Economia (DAE). Esta foi a última edição deste ano, e contou com profissionais de educação de Lavras, Nepomuceno, Alpinópolis, e Paraguaçu. O evento também teve a presença de estudantes do curso de pedagogia da UFLA. Nesta edição, a professora do Departamento de Educação (DED) Cláudia Maria Ribeiro abordou a temática “Historicizando o Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil”. Posteriormente, o evento contou com a mesa-redonda “Dimensões teórica, metodológica e política do FSMEI”, tendo como mediador o professor do DED Vanderlei Barbosa, e como participantes as professoras do DED Kátia Martins e Carolina Faria Alvarenga, além do professor do Departamento de Direito (DIR) Bruno Henrique Gonçalves. Na mesa-redonda os professores abordaram a criança como sujeito de direitos, mostrando a necessidade de se pensar no seu acolhimento - por meio da interação social e de brincadeiras - e no cuidado que se deve ter com os ensinamentos que são passados a elas. Esses fatores são considerados grandes desafios da área de pedagogia. A professora Carolina Alvarenga ressaltou que o cuidado deve ser analisado em todas as situações. Em uma creche, por exemplo, é preciso verificar o forum_educação2melhor momento do banho e como deve ser realizado. O mesmo ocorre com a alimentação e as brincadeiras. Para a professora, até mesmo a disposição arquitetônica da instituição é fundamental. Além disso, todos os direitos de proteção à criança foram retratados pelo professor Bruno Gonçalves, que apresentou brevemente a história da constituição no âmbito dos direitos da infância, e como são fundamentais nos dias de hoje, em que crianças e adolescentes são protegidos por uma série de regras e leis estabelecidas pelo país, em especial, com a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), lei nº 8.069, em vigor desde 1990, sendo considerado um marco na proteção da criança. O Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil é uma iniciativa do DED/UFLA, com apoio da Prefeitura Municipal de Lavras. Os encontros são mensais e itinerantes, percorrendo toda a região. Os Fóruns são, por excelência, uma estratégia de divulgação de uma concepção de Educação Infantil comprometida com os direitos fundamentais das crianças e com a consciência coletiva sobre a importância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento do ser humano.
Texto: Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA.