Serviço de Intercâmbio Acadêmico Alemão oferece oportunidades para pós-doutorado no exterior

Pós-doutorandos de todas as áreas podem se inscrever no
Postdoctoral Researchers International Mobility Experience (P.R.I.M.E.), iniciativa do Serviço de Intercâmbio Acadêmico Alemão (DAAD) que oferece financiamento de 18 meses (posto de trabalho temporário) para desenvolvimento de projetos que combinem pesquisa por período de seis meses em universidade alemã e de 12 meses em outro país. O pós-doutorando não pode ter residido nesse último país por mais de 12 meses nos três anos anteriores à candidatura. Doutorandos que estejam já em fase final do curso também podem se candidatar.
O
formulário de inscrição deve ser acessado. É necessário preencher o campo “Fachrichtung” com o tema da pesquisa; o campo “Zielland” com o nome do país escolhido para pesquisa fora da Alemanha; o Status selecionado deve ser "Promovierte"; e em Stichwort oder Programmtitel, basta indicar um título ou palavra-chave. É possível ativar o inglês como língua do Portal. A lista de documentos necessários, os critérios de seleção e outros detalhes podem ser consultados no
edital de chamada.
As inscrições podem ser feitas até 1º de fevereiro de 2016. Ao candidatar-se o interessado deverá apresentar as instituições que acolherão o projeto na Alemanha (Universidade) e no exterior. O Programa disponibiliza uma lista de universidades alemãs que já nomearam pessoa de contato para tratar do P.R.I.M.E. No entanto, mesmo universidades que não figurem nessa lista estão aptas a receber os pesquisadores. Para uma visão geral sobre temas de investigação recentes de universidades alemãs, está disponível o link
http://www.research-explorer.de/research_explorer.en.html.
Para outras informações:
https://www.daad.de/deutschland/stipendium/datenbank/en/22962-postdoctoral-researchers-international-mobility-experience/ (em inglês)
https://www.daad.de/deutschland/stipendium/datenbank/de/22962-postdoctoral-researchers-international-mobility-experience/ (em alemão)
Com informações encaminhadas pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI/UFLA).