I Simpósio de Ciência do Solo da UFLA teve como tema o uso responsável dos recursos do solo

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Terça, 08 Dezembro 2015 14:26 | Última Atualização: Sexta, 04 Dezembro 2015 12:45
simposio-solosA Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizou, nesta semana, o primeiro Simpósio de Ciência do Solo, que teve como tema “Funcionalidades e Uso Responsável dos Recursos do Solo“. O evento foi organizado pelo Núcleo de Estudos em Ciência do Solo (Necs) e membros do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo (PPGCS). Entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro foram mais de vinte atividades, entre palestras, minicursos e visitas técnicas, levando em consideração diversos assuntos atuais da área, bem como discussões referentes ao manejo racional desse recurso natural, de forma a incentivar a sua conservação e o uso consciente. O Simpósio agregou conhecimentos em um ano de destaque para essa área, visto que 2015 foi declarado como Ano Internacional dos Solos pela Organização das Nações Unidas (ONU), por isso a atenção para com o tema tem sido ainda maior. O evento contou com a presença intensa de estudantes de mestrado e doutorado da UFLA, que também realizaram diversos minicursos, e ainda de professores da Universidade e de demais instituições. “Esse Simpósio vem preencher uma lacuna que havia em nosso Departamento, que é de promover e difundir o conhecimento gerado aqui. É uma oportunidade para os professores mostrarem aos nossos estudantes os resultados de pesquisas que são realizadas na universidade”, relatou o professor Moacir de Souza Dias Junior, chefe do Departamento de Ciência do Solo (DCS/UFLA). O Simpósio teve uma carga horária de 65 horas e a palestra de abertura foi com o professor Alfredo Scheid Lopes (DCS), sobre a agricultura em solos simposio-solos2pobres, retratando a história de sucesso no manejo de solos da região dos Cerrados no Brasil. “Até a década de 50 esses solos eram considerados marginais para a produção, mas através de um investimento maciço das universidades e dos órgãos de pesquisa, tanto federais quanto estaduais, nós desenvolvemos tecnologias que puderam ser implementadas, fazendo com que essa região fosse considerada uma das áreas em que ocorreu a maior revolução verde de toda a história da humanidade”, afirmou o professor. A TV Universitária acompanhou a cerimônia de abertura do I Simpósio de Ciência do Solo. Clique aqui e veja matéria completa.
Imagens: TVU
Texto: Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA.