Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Capacitação Básica para Cuidados de Cães mobilizou estudantes no fim de semana

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Sexta, 11 Dezembro 2015 06:42 | Última Atualização: Terça, 08 Dezembro 2015 14:25
[caption id="attachment_105765" align="alignleft" width="249"]Curso mobilizou 62 pessoas, entre participantes e palestrantes. Curso mobilizou 62 pessoas, entre participantes e palestrantes.[/caption] No sábado (5/12), um grupo de 50 estudantes de Medicina Veterinária se reuniu para adquirir conhecimentos sobre cuidados com cães. Eles participaram do curso de capacitação básica promovido pelo projeto de extensão Veterinário Aprendiz Voluntário. Com a proposta inicial de tratar de informações básicas sobre o tema, o curso foi considerado útil também para quem já está em estágio mais avançado da graduação. De acordo com a integrante do projeto Ingrid Alexandre do Prado (9º período), a equipe obteve um retorno positivo dos participantes. “Tanto os estudantes que estão no início do curso quanto os que já caminham para a conclusão ficaram satisfeitos. Isso porque procuramos tratar de técnicas e práticas que são mais difíceis de acompanhar durante a graduação, como as do atendimento de emergência. Nesse sentido, foi um complemento importante”. O curso foi organizado com o objetivo principal de capacitar os estudantes que estão ingressando agora no projeto Veterinário Aprendiz Voluntário, para que possam atuar nos cuidados com os cães do Parque Francisco de Assis. A ideia é repetir a iniciativa a cada início de período letivo, para garantir o treinamento desse público. “Temos recebido a demanda de oferecer um curso que atenda a pessoas que não têm formação na área, mas que se interessam muito pelo tema. Estamos avaliando essa possibilidade”, diz Ingrid. As instruções do curso foram dadas por residentes do setor de Cirurgia do Hospital de Pequenos Animais e do setor de Patologia, por mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias e pela professora coordenadora do projeto, Josi Seixas. Com esse grupo, o evento mobilizou 62 pessoas. Pela manhã, as atividades teóricas ocorreram no Anfiteatro do Departamento de Medicina Veterinária (DMV); já à tarde houve a parte prática, no setor de Patologia. Recursos arrecadados com as inscrições serão repassados ao Parque Francisco de Assis como doação na próxima semana. Dia de campo vet-aprendizvet-aprendiz2Não foi apenas o curso que marcou o fim de semana de membros do projeto de extensão. Eles participaram de um dia de campo no Parque Francisco de Assis, quando trabalharam voluntariamente na identificação dos animais, fotografando os cães, preenchendo fichas e colocando coleiras. Todos os participantes do curso foram convidados a participar do mutirão. Um domingo de atividades ainda não foi suficiente para cumprir a missão. Por isso, novo mutirão será formado para continuidade da ação. Os interessados em ajudar podem acompanhar as divulgações pelo endereço https://www.facebook.com/veterinarioaprendizvoluntario/.
Fotos cedidas pelo projeto Veterinário Aprendiz Voluntário.