Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Aluna estrangeira da UFLA alcançou proficiência em Língua Portuguesa e foi aprovada no exame Celpe-Bras

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Terça, 15 Dezembro 2015 12:38 | Última Atualização: Quinta, 10 Dezembro 2015 15:07
[caption id="attachment_105983" align="alignleft" width="249"]portugues-lingua-estrangeira Yuliana (à dir.), acompanhada da professora Débora.[/caption] Há menos de um ano começavam na Universidade Federal de Lavras (UFLA) os cursos regulares de Português como Língua Estrangeira, que atendem aos estrangeiros em atividade na instituição. O trabalho já produz bons frutos: a estudante de mestrado no programa de Engenharia de Sistemas e Automação Yuliana Solanch Mayorca Picoy, natural do Peru, foi aprovada no exame Celpe-Bras, obtendo proficiência no nível intermediário superior. De acordo com a professora Débora Racy Soares, responsável pelas disciplinas de Português como Língua Estrangeira na UFLA, Yuliana superou as expectativas. “Há menos de um ano cursando as disciplinas de Português, conseguiu alcançar um nível de proficiência considerado difícil, sobretudo em tão pouco tempo de exposição ao idioma”.  Débora explica que, geralmente, a indicação é para que o aluno faça o exame após dois anos de aulas. "Em fevereiro deste ano, a estudante participou da primeira turma do curso intensivo de Português 1, depois concluiu o curso regular de Português 2 e agora está cursando o nível 3”, explica a professora do Departamento de Educação (DED), que também atua junto à Diretoria de Relações Internacionais (DRI). “Estamos muito orgulhosos de mais essa conquista”, afirma. Yuliana Solanch tem 24 anos. Antes de chegar à UFLA, em 2014, tinha feito apenas um curso rápido de conversação em Português. A estudante diz que a convivência no Brasil e as aulas de Português foram fundamentais. “As aulas, os conhecimentos de gramática e a prática da Língua ajudaram muito na hora de fazer o exame”, avalia. Ela dá algumas dicas para quem quiser prestar o exame Celpe-Bras. “Além de cronometrar o tempo, é legal fazer um rascunho. Na prova oral, você pode aproveitar e usar os tempos verbais que conhece”, aconselha. O Celpe-Bras é o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, desenvolvido e outorgado pelo Ministério da Educação (MEC).  É o único certificado de proficiência em Português como Língua Estrangeira reconhecido oficialmente pelo governo brasileiro. A professora Débora explica que o objetivo do Celpe é justamente certificar o nível de proficiência do aluno, por meio da avaliação do domínio de suas habilidades na língua-alvo, em situações de uso. “No exame, composto pelas partes oral e escrita, tanto a produção quanto a compreensão em língua estrangeira são avaliadas”. Para efeito de certificação são considerados, em um único exame, quatro níveis de proficiência: intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior. O Celpe-Bras é aplicado duas vezes ao ano, nos meses de abril e outubro. As inscrições, que acontecem sempre em fevereiro/março e agosto/setembro, respectivamente, podem ser feitas pela internet, no site www.mec.gov.br/celpebras .  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.