UFLA, Unifal e UFSJ organizam Mestrado em Associação na área de Medicina

Publicado: Quarta, 16 Dezembro 2015 05:06 | Última Atualização: Segunda, 14 Dezembro 2015 11:16
[caption id="attachment_106096" align="alignright" width="249"]Reunião na UFLA debate criação a criação de um curso de Mestrado em Medicina, por meio da associação das três instituições: UFLA, Unifal e UFSJ Reunião na UFLA debate criação a criação de um curso de Mestrado em Medicina, por meio da associação das três instituições: UFLA, Unifal e UFSJ[/caption] A região do Sul de Minas e Campo das Vertentes registrou, nos últimos anos, a implantação de três novos cursos de Medicina: a Universidade Federal de Lavras (UFLA) iniciou o curso no primeiro período letivo de 2015, estando na segunda turma, a Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) - campos Divinópolis (3º período) e São João Del Rei (4º período) e a Universidade Federal de Alfenas (Unifal) no quarto período. Para fortalecer a qualificação do quadro docente e ainda oferecer oportunidade de capacitação na região, está sendo articulada a criação de um curso de Mestrado em Medicina, por meio da associação dessas três instituições. A ideia da criação do curso foi oficializada em reunião na terça-feira (1º/12), com a presença dos reitores das três universidades: professor José Roberto Scolforo, professora Valéria Heloísa Kemp (UFSJ) e Paulo Márcio de Faria e Silva (Unifal). Outros representantes das instituições participaram da reunião, incluindo os coordenadores da Medicina/UFLA, os professores Vitor Luis Tenório Mati e Josiana Muniz de Paiva Barçante, e Thales Augusto Barçante (presidente da Comissão Técnica que acompanha a elaboração do projeto arquitetônico do Hospital Universitário). Nessa primeira reunião, foi definida a constituição de um Grupo de Trabalho com dois representantes de cada instituição para fazer um levantamento das demandas e prospecção de possíveis orientadores. Ainda em dezembro será realizada mais uma reunião, desta vez na Unifal, em Alfenas, para compatibilizar as informações que vão subsidiar o projeto de criação do curso. O curso de mestrado será aberto a toda a comunidade e terá coordenação itinerante entre as instituições.  O projeto deverá ser submetido à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no primeiro semestre de 2016. Os reitores e os coordenadores envolvidos na iniciativa compartilham a ideia de que as instituições passam pelos mesmos desafios e apresentam oportunidades semelhantes, incluindo aquelas relacionadas à formação de um quadro docente ainda mais capacitado, para fortalecer os cursos de graduação em implantação. Além disso, a cooperação institucional deverá propiciar e ampliar o contato entre as equipes, favorecendo novas formas de parceria, incluindo a compra em associação para equipar laboratórios temáticos e multiusuários. Hospital Universitário [caption id="attachment_106097" align="alignleft" width="249"]Reunião  tem como foco a revisão do projeto básico de arquitetura do Hospital Universitário da UFLA Reunião tem como foco a revisão do projeto básico de arquitetura do Hospital Universitário da UFLA[/caption] A UFLA segue avançando com os trabalhos referentes ao projeto arquitetônico do Hospital Universitário. Nos dias 30 de novembro, 1º e 2 de dezembro, foram realizadas reuniões da comissão multidisciplinar para acompanhar as atividades referentes ao projeto arquitetônico e executivo com a presença de representantes da empresa Badermann Arquitetos, contratada por licitação para elaborar o projeto arquitetônico da obra. Essa foi a quarta reunião do grupo para tratar do tema e propor a revisão do projeto básico de arquitetura. De acordo com o professor Thales Barçante - presidente da Comissão Técnica – essa revisão teve como propósito incluir as definições de fluxos e a compartimentação interna das edificações que vão compor o Hospital Universitário da UFLA. Ao todo, o projeto apresenta 22 plantas arquitetônicas. Em 2016, os trabalhos terão como foco a elaboração dos projetos complementares. A licitação da obra deverá ser realizada com a conclusão e aprovação de todos os projetos.