Pesquisador da Universidade de Quebec visita UFLA e aborda desenvolvimento local em palestra

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 16 Dezembro 2015 05:07 | Última Atualização: Segunda, 14 Dezembro 2015 11:35
[caption id="attachment_106127" align="alignleft" width="249"]palestra_Joyal O professor André Joyal abordou na UFLA as novas tendências em desenvolvimento local que estão sendo mundialmente discutidas[/caption] O professor André Joyal, pesquisador no Centre de Rechercheen Développement Territorial (CRDT) da Universidade de Quebec, em Trois Rivières - Canadá, visitou a Universidade Federal de Lavras (UFLA) para reforçar parcerias com a instituição. A visita do professor atendeu ao convite do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PPGAP), do curso de graduação de Administração Pública, do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec/UFLA). Durante sua estadia na Universidade, o pesquisador proferiu palestra sobre as “Novas tendências em desenvolvimento local”, em evento com a presença de estudantes e professores de graduação e pós-graduação da UFLA, principalmente dos cursos de Administração e Administração Pública. O professor abordou as novas tendências em desenvolvimento local que estão sendo mundialmente discutidas, principalmente os novos conceitos de acessibilidade e inovação sociais, além de inteligência, engenharia e intermediação territoriais. Joyal também enfatizou o papel estratégico do Brasil na dinamização de novas formas de promoção de desenvolvimento territorial, principalmente a partir das várias experiências que há décadas vêm sendo registradas no País e que têm potencializado o desenvolvimento local de muitas regiões. [caption id="attachment_106128" align="alignright" width="249"]a promoção do desenvolvimento local somente acontece quando existe mobilização social, destacou o professor A promoção do desenvolvimento local somente acontece quando existe mobilização social, destacou o professor[/caption] O professor também fez referência ao tema gestão social a partir da produção científica de vários pesquisadores da UFLA. Ele enfatizou que essas publicações correspondem ao que hoje tem de mais avançado com relação a essa temática. O professor destacou que tem usado essas obras como referências básicas para ministrar as suas aulas nos diversos países em que leciona. Joyal visitou a Associação de Artesãos da Comunidade do Funil (ArteFunil), empreendimento assistido pela Incubadora de Cooperativas Populares (Incubacoop), estando acompanhado dos professor da UFLA Denis Renato de Oliveira e José Roberto Pereira, além do estudante Marcondes Lomeu Bicalho. Durante a visita, o professor pode conhecer as instalações da ArteFunil e conversar com os associados sobre a história do empreendimento, as atividades econômicas desenvolvidas, as parcerias, apoio e as principais dificuldades enfrentadas na condução dos negócios. Joyal relatou que o caso de Lavras ilustra e confirma a tese de que "a promoção do desenvolvimento local somente acontece quando existe mobilização social, por meio do surgimento e da expressividade das ações de lideranças locais". [caption id="attachment_106129" align="alignleft" width="249"]Professor André Royal em visita a Associação de Artesãos da Comunidade do Funil (ArteFunil), empreendimento assistido pela Incubacoop Professor André Royal em visita a Associação de Artesãos da Comunidade do Funil (ArteFunil), empreendimento assistido pela Incubacoop[/caption] O professor também esteve no Parque Científico e Tecnológico de Lavras (Lavrastec). Com o intuito de compartilhar conhecimentos e experiências, nesta semana os professores da UFLA: Luiz Gonzaga de Castro Júnior - coordenador da Inbatec, José Roberto Pereira - representando a Incubacoop e Denis Renato de Oliveira, participarão, por videoconferência, da disciplina que Joyal leciona na Universidade de São Paulo (USP). André Joyal possui doutorado em Ciências Econômicas (Universidade de Dijon – França – 1973), mestrado em Ciências Econômicas (Universidade de Louvain – Bélgica – 1968) e graduação em Ciências Agrícolas (Universidade de Laval – Canadá – 1965). Ele é autor de vários artigos e livros, que retratam as temáticas de Desenvolvimento Econômico Local, Economia social e solidária (misto de objetivos sociais e econômicos), Pequenas e Médias Empresas e Globalização e Pequenas Empresas e Desenvolvimento Rural.
Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA