Concerto de Natal teve nova apresentação na sexta (18/12), na Igreja Nossa Senhora do Rosário – veja fotos

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quinta, 07 Janeiro 2016 04:50 | Última Atualização: Segunda, 21 Dezembro 2015 11:27
image057A noite de sexta-feira (18/12) foi momento de reapresentação do Concerto de Natal, inicialmente realizado no Salão de Convenções da Universidade Federal de Lavras (UFLA) em 11/12. Desta vez, o cenário foi a Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Centro de Lavras.  O evento reuniu tanto pessoas que foram até o local especialmente para assistir à apresentação quanto aquelas que passavam pela Praça Augusto Silva e foram atraídas pela movimentação em pelos sons da celebração. O Concerto foi promovido pela Coordenadoria de Cultura da UFLA, ligada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), em parceira com a Escola de Música de Lavras, mantida pela Associação para Promoção de Arte e Cultura (EML/Aproac). As interpretações das canções natalinas foram protagonizadas pelo Coral de Alunos da Escola de Música de Lavras, pelo Coral Vozes do Câmpus e pela Orquestra de Câmara da UFLA. O repertório e a dinâmica das apresentações image069foram os mesmos do dia 11/12, com momentos em que os grupos se apresentavam individualmente e outros em que os corais se uniram, acopanhados pela Orquestra de Câmara da UFLA. O coordenador de Cultura da UFLA, professor Silvério Coelho, fez a abertura, dando boas vindas a todos. Com a “Crônica de Natal” de Humberto de Campos e o poema “Receita de Ano Novo” de Carlos Drummond de Andrade,  ele desejou boas festas e feliz ano novo a todos os presentes, em nome da UFLA e da EML, inspirando os presentes a ouvirem as canções apresentadas. Orquestra de Câmara da UFLA e Coral Vozes do Câmpus A Orquestra iniciou  suas atividades em novembro de 2011 e, desde então, dedica-se ao repertório clássico e a arranjos exclusivamente escritos para o grupo. Os integrantes (público interno e externo à UFLA) se encontram às terças e às quintas-feiras, às 19h. Para fazer parte da orquestra, é preciso que o interessado já tenha algum conhecimento. Já o Coral, composto também por membros da comunidade lavrense e da UFLA, possui um repertório clássico de música erudita e de música popular brasileira. Sua criação deu-se em 1999. Os encontros do grupo ocorrem às segundas e às quartas-feiras, às 18h30. A regência da Orquestra e do Coral é feita pelo maestro Augusto Pimenta. Os interessados em participar das atividades podem buscar informações no Centro Cultural Casa das Pedras, localizada no Câmpus Histórico da UFLA. Escola de Música de Lavras O projeto sociocultural tem o objetivo de oferecer ensino de música à população de Lavras e região, com aulas de teoria musical e prática instrumental ministradas na Casa da Cultura (Rua Santana, 111, Centro de Lavras). Idealizada pela musicista lavrense Elisabete Mendonça Silva do Carmo, a Escola de Música de Lavras foi fundada em 2013. Ofereceu, até setembro de 2015, em parceria com a Prefeitura de Lavras, cursos gratuitos de Musicalização Infantil, Canto, Violão, Violino e Piano. A entidade mantenedora é a Associação para Promoção de Arte e Cultura (Aproac), fundada em 2012 e responsável por diferentes eventos culturais já realizados no município, como: Trajeto Cultural de Bandas (2012); Lazer e Arte na Praça (2012); Noite Italiana e Polenta Show (2013); Concertos Musicais na Fadminas (2014) e Concertos Didáticos nas Escolas Públicas de Lavras (2013). Conquistou prêmio em concurso nacional realizado pela Fundação Nacional das Artes (Funarte), quando concorreu com 364 projetos de todo o Brasil, ficando entre os sete projetos mineiros premiados. Para saber mais, acesse o site da Escola de Música de Lavras.