8º Camping da UFLA finaliza com a presença do medalhista Olímpico Vanderlei Cordeiro

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 25 Janeiro 2016 15:04 | Última Atualização: Segunda, 18 Janeiro 2016 07:38
[caption id="attachment_107188" align="alignleft" width="249"]O medalhista Vanderlei Cordeiro de Lima com as crianças/atelas do Cria Lavras O medalhista Vanderlei Cordeiro de Lima com as crianças/atelas do Cria Lavras[/caption] Durante a última semana (11 a 16/1), cerca de 300 atletas e 30 treinadores de diversos estados brasileiros estiveram na Universidade Federal de Lavras (UFLA) para a 8ª edição do Camping de Atletismo de Lavras, coordenado pelo professor do Departamento de Educação Física (DEF) Fernando de Oliveira, treinador do Centro Regional de Iniciação ao Atletismo (Cria Lavras), em parceria com os professores e treinadores na BM&F Bovespa-Guarulhos Neilton Moura e Jorge Marcos Rodgério Carlos. O evento foi organizado em parceria com a Prefeitura Municipal e o apoio da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). As atividades do camping foram realizadas pela primeira vez na nova pista de atletismo sintética da UFLA. Um dos destaques no camping foi o medalhista Olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima, que chegou na sexta-feira (15/1) para participar das atividades. Pela primeira vez na UFLA e em Lavras, sua missão principal foi trazer uma mensagem especial aos participantes: “Contei um pouco da minha história. Minha realidade era muito parecida com a de muitos outros atletas. Então, o objetivo é motivacional, é fazer com que acreditem que, com persistência, é possível alcançar grandes conquistas”. Vanderlei também elogiou a seriedade com que o atletismo vem sendo trabalhado na UFLA. “Os resultados não são apenas esportivos, mas educacionais. O apoio que vem recebendo dos parceiros também é muito importante. Esses fatores podem fazer desse espaço um centro de excelência para o esporte brasileiro”. [caption id="attachment_107189" align="alignright" width="249"]A atleta e treinadora Cristiane Oliveira com a filha Larissa Cristina A atleta e treinadora Cristiane Oliveira com a filha Larissa Cristina[/caption] A atleta de Guarulhos (SP) Cristiane Oliveira já participou de outras edições do camping e, dessa vez, veio como treinadora. “Voltarei quantas vezes for possível. É uma experiência muito boa. Além do atletismo, há momentos com aulas diferenciadas e de integração”. Em 2016, o camping também foi especial para a atleta porque contou com a companhia da sua filha Larissa Cristina Costa Silva, 14 anos, que descobriu o talento para o atletismo em 2011. “Ela já é tricampeã no salto em altura dos Jogos Escolares de Guarulhos. Agora já investe no salto triplo e 80 metros com barreira”, conta Cristiane. Para Larissa, a experiência do camping também foi compensadora. “Gostei bastante e pretendo voltar sempre”. [caption id="attachment_107187" align="alignleft" width="249"]Lançamento de uma equipe adicional de atletismo em aprceria com a Laveli Lançamento de uma equipe adicional de atletismo em parceria com a Laveli/Viva[/caption] O professor e treinador da BM&F Bovespa-Guarulhos Neilton Moura avaliou positivamente o evento. “Neste ano, tivemos recorde de participantes. Alguns deles viajaram um dia e meio para chegar até aqui.” Ele também destacou o fato de que o evento promoveu a convivência de atletas iniciantes com muitos integrantes de delegações brasileiras de diferentes competições. “Temos a certeza de que todos sairão daqui com muitos sonhos e com vontade de se dedicar ainda mais ao esporte. É certo que estiveram conosco, nesse camping, atletas que representarão o Brasil nas Olimpíadas.” Ainda na sexta-feira ocorreu o lançamento de uma equipe adicional de atletismo do Cria, com o patrocínio de duas revendedoras de veículos de Lavras – Laveli e Viva. “A equipe está sendo criada porque temos a necessidade de ampliar o número de vagas para as competições. Na nova equipe teremos o naipe masculino e feminino, com atletas mais jovens que serão incorporados”, relata o professor de Educação Física da UFLA Fernando de Roberto de Oliveira, treinador do Cria.
Texto: Ana Eliza Alvim (jornalista UFLA) e Camila Caetano (jornalista, bolsista/UFLA)