Aprendizado além da sala de aula: Estudantes da UFLA visitam complexo ferroviário de Lavras
[caption id="attachment_107660" align="aligncenter" width="612"]
Estudantes da UFLA visitam a empresa Valor Logística Integrada (VLI), em Lavras[/caption]
Com o intuito de conhecer na prática o sistema automatizado utilizado em um complexo ferroviário, estudantes do curso de Engenharia de Controle e Automação da Universidade Federal de Lavras (UFLA), integrantes da Robótica Jr, estiveram na empresa Valor Logística Integrada (VLI), em Lavras, no início do mês (4/2).
A VLI é uma empresa especializada em operações logísticas que integram ferrovias, portos e terminais. A companhia controla a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que passa por Lavras e outras cidades do sul de Minas, como Perdões e Andrelândia. A unidade em Lavras, Complexo Ferroviário Engenheiro Bhering, conta com uma oficina de locomotivas e vagões, além de uma estação e de um pátio onde trens realizam manobras.
Na ocasião, cerca de 40 estudantes da UFLA assistiram a uma apresentação institucional que reuniu informações relevantes sobre as operações ferroviárias desenvolvidas na região e receberam também orientações sobre medidas de segurança. Em seguida, passaram pela oficina e pela estação, conferindo de perto as estruturas de locomotivas e vagões que trafegam pela cidade.
Também tiveram a oportunidade de conhecer toda a tecnologia utilizada no sistema de rastreamento e comunicação, que funciona como uma espécie de computador de bordo entre o maquinista e o centro operacional de controle.
O estudante da UFLA Marcello Rodrigues, presidente da Robótica Jr, participou das atividades. Para ele essa é uma das oportunidades de ampliar o conhecimento na área. “A gente viu na prática o que aprendemos na Universidade, especialmente a parte de mecânica e tecnológica”. A iniciativa integra o programa Braços Abertos da VLI, que tem o intuito de estreitar os laços com a comunidade.
A VLI também engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). A VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas Regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.
Camila Caetano – jornalista/bolsista UFLA, com informações da assessoria da comunicação da VLI