UFLA recebeu 150 novos estudantes em cursinho pré-vestibular gratuito (Pré-Uni)

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Terça, 23 Fevereiro 2016 07:51 | Última Atualização: Quarta, 17 Fevereiro 2016 10:51
image002A segunda-feira (15/2) foi o primeiro dia de aula para 150 estudantes que iniciaram suas atividades no cursinho pré-vestibular gratuito – o Pré-Uni – oferecido pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), em parceria com a prefeitura do município. Durante quatro meses, eles vão se preparar para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares. As três turmas do cursinho receberam as boas-vindas de profissionais da UFLA e da Prefeitura. Estiveram presentes o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFLA, professor José Roberto Pereira; a servidora da prefeitura e coordenadora das atividades, Danúbia Oliveira Rodrigues; a coordenadora de Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Márcia Teixeira de Andrade do Vale; o  secretário municipal de Desenvolvimento Social, Wellington Vieira, que representou o prefeito, professor Silas Costa Pereira, além de mais dois integrantes da prefeitura. O Pré-Uni está em atividade há 11 anos e atualmente mantém aulas diárias (de segunda a sexta-feira), das 19h às 22h30, em salas do Pavilhão I. Os conteúdos são ministrados por dez estudantes de graduação e pós-graduação da UFLA. A cada semestre são abertas inscrições para os interessados em frequentar as aulas. As vagas são voltadas a estudantes que tenham concluído o Ensino Médio em escolas públicas e residem em Lavras. image016Durante a passagem pelas salas nesta segunda-feira, o professor José Roberto aconselhou os alunos a aproveitarem o curso e pediu que zelem pelo patrimônio da Universidade e pelos materiais que receberem. “A intenção é que esses recursos públicos sirvam a muitas gerações, para a promoção do bem-comum. Que vocês os utilizem e tenham êxito no empreendimento a que se lançaram, alcançando o ingresso na Universidade, no curso que escolherem”. Márcia também fez questão de deixar mensagem de incentivo para que os estudantes perseverem. “Agarrem a oportunidade com toda a força. Com esforço, vocês chegarão a seus objetivos”. O mesmo foi feito por Wellington, que enalteceu o fato de que a atuação conjunta da UFLA, da prefeitura e dos estudantes é um fator de peso para image017o sucesso do projeto. “Vocês chegarão ao topo, com garra e determinação”, disse.   Reportagem da edição 100 do Jornal UFLA traz exemplos de ex-alunos do Pré-Uni que hoje são professores no projeto, além de outros detalhes sobre a iniciativa. Leia o texto na página 28.