Preparação para o II UFLA de Portas Abertas: estudantes do Ensino Médio poderão visitar o câmpus em junho

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quinta, 25 Fevereiro 2016 12:56 | Última Atualização: Segunda, 22 Fevereiro 2016 14:52
portas-abertas-2Os preparativos para a segunda edição do “UFLA de Portas Abertas” já estão em andamento. A primeira reunião para organização do evento ocorreu na sexta-feira (19/2), no Departamento de Administração e Economia (DAE). Cerca de 80 pessoas estiveram presentes, representando empresas juniores e núcleos de estudos cadastrados junto à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec). Esse primeiro encontro teve a finalidade de apresentar a proposta geral do evento e a forma como estarão estruturadas as comissões organizadoras. De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Tecnológico e Social da Proec, professor Dany Flávio Tonelli, a intenção agora é definir as equipes que atuarão em cada uma das quatro comissões que estarão responsáveis pela organização do evento: Logística, Comunicação, Materiais e Programação. “Temos até 29/2 para fechar a composição das comissões e, em seguida, agendaremos a próxima reunião”. Qualquer membro da comunidade acadêmica que tenha interesse em participar da organização pode entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (35) 3829-1317. [caption id="attachment_108002" align="alignright" width="249"]portas-abertas-1 Cerca de 80 pessoas compareceram à primeira reunião para orgnização do II UFLA de Portas Abertas.[/caption] O evento UFLA de Portas Abertas integra um programa mais amplo, destinado a institucionalizar a popularização da formação profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). A ação é semelhante a uma feira de profissões, com atividades que permitem a apresentação da instituição, seus cursos e seus projetos de pesquisa e extensão a quem se prepara para entrar na graduação. É voltado para os estudantes do Ensino Médio de Lavras e região. Em 2015, a data de realização foi 6 de maio, quando estiveram na UFLA cerca de 5 mil jovens, ligados a cem escolas. Nos turnos manhã, tarde e noite eles interagiram com professores e estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade. A data prevista para o evento em 2016 é 15 de junho. Escolas da cidade e região serão convidadas a participar. “Muitas instituições que não vieram ano passado já manifestaram interesse em estar presentes agora. Com a experiência de 2015, teremos oportunidade de aperfeiçoar a organização e acolher ainda melhor a comunidade”, avalia o professor Dany. O pró-reitor de Extensão e Cultura, professor José Roberto Pereira, ressalta que os esforços serão pela ampliação contínua do número de estudantes que participam do evento. “Para mim, essa é uma das formas mais gratificantes de se fazer extensão universitária, porque a instituição dá sua contribuição ao momento em que futuras profissões são escolhidas. O contato prévio com o ambiente universitário faz toda a diferença para o jovem que irá tomar uma decisão de grande importância para sua vida”, diz. [caption id="attachment_93671" align="alignright" width="249"]Imagem de estudantes do Ensino Médio durante I UFLA de Portas Abertas (2015). Imagem de estudantes do Ensino Médio durante I UFLA de Portas Abertas (2015).[/caption] O UFLA de Portas Abertas é organizado pela Proec, por meio de sua Coordenadoria de Desenvolvimento Tecnológico e Social (Codets), em conjunto com as entidades de extensão da Universidade e apoio da comunidade acadêmica.