Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Workshop na UFLA aborda biotecnologia e melhoramento de sementes

Publicado: Quinta, 25 Fevereiro 2016 14:20 | Última Atualização: Quarta, 24 Fevereiro 2016 06:03
[caption id="attachment_108036" align="alignright" width="249"]Palestra do prof. Aluízio Borém Palestra do prof. Aluízio Borém[/caption] O relevante papel do desenvolvimento das sementes para a agricultura foi ressaltado durante a abertura do II Workshop em Produção e Tecnologia de Sementes, que ocorre de 23 a 24 de fevereiro no Salão de Convenções da UFLA. Nesses dias, especialistas da área trazem atualizações aos participantes sobre biotecnologia e melhoramento de sementes, em palestras e painéis de empresas. O evento é organizado pelo Núcleo de Estudos em Sementes (Nesem). A vice-reitora da UFLA, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho, representou o reitor na abertura e, como professora da área, ressaltou a importância da temática: “A semente possui um papel fundamental na agricultura. E a escolha do tema foi feliz, pois não existe sistema de produção de sementes sem o melhoramento de plantas”. Outro aspecto enaltecido pela professora foi que “A agricultura tem se tornado mais sustentável, visto que a produção de grãos aumenta em uma proporção maior em relação às áreas plantadas”. A professora Maria Laene Moreira de Carvalho, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia, também representou a Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (Abrates), parceira na realização do evento. “O Nesem reuniu profissionais extremamente capacitados, que vão abordar assuntos importantes”.  O professor Renato Mendes Guimarães, vice-chefe do Departamento de Agricultura (DAG) e Tutor do Nesem, também enalteceu o Núcleo: “O Nesem está consolidado. Reúne-se semanalmente, organiza eventos, faz a manutenção de laboratórios”. Na abertura, o Núcleo foi representado pelo seu presidente, Dennis Vinícius Lopes de Souza, que deu as boas-vindas aos participantes. workshop-sementes-2016-mesaA primeira palestra foi proferida pelo professor Aluízio Borém de Oliveira (UFV), que traçou um panorama do desenvolvimento da biotecnologia, desde a descoberta do DNA, em 1953, aos avanços atuais na área. Em consenso com os discursos de abertura, o palestrante demonstrou como a biotecnologia é uma estratégia para o avanço do agronegócio. O professor Aluízio já atuou como presidente da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) e da Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas, e ainda como consultor da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). O evento é promovido pelo Nesem, com o apoio da UFLA, Departamento de Agricultura (DAG), Setor de Sementes, Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia e Abrates. Programação 23/2 (terça-feira)
  • 7h30 – Credenciamento e Entrega de materiais
  • 8h – Abertura Oficial
  • 8h30 – Panorama da Biotecnologia: Estratégia Importante Para o Fortalecimento do Agronegócio Brasileiro e Mundial. Palestrante: Aluízio Borém (Professor Universidade Federal de Viçosa). Moderador: Magno Antônio Patto Ramalho (Professor DBI/UFLA)
  • 10h – Intervalo
  • 10h30 – Biotecnologia e os Seus Desafios de Comunicação. Palestrante: Vivian Nascimento (Supervisora de Stewardship- Monsanto). Moderadora: Flávia Barbosa Silva Botelho (Professora DAG/UFLA).
  • 14h – A Importância Das Boas Práticas Agronômicas e a Conscientização para Manutenção e Longevidade da Biotecnologia. Palestrante: João Oliveira (Gerente-técnico de Biotecnologia   da Monsanto). Moderador: Adriano Teodoro Bruzi- (Professor DAG/UFLA).
  • 15h30 – Intervalo
  • 16h – Painel de Empresa – Tbit: Sistemas Inovadores de Análises por Imagem para o Agronegócio
  • 16h30 – Modificações Genéticas em Sementes: Detecção, Identificação e Quantificação. Palestrante: Nilson César Castanheira Guimarães (Coordenador Técnico do Lanagro - MG do   Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA). Moderador: Samuel Rezende (Professor DAG/UFLA).
  24/2 (quarta-feira)
  • 8h – Qualidade de Sementes e Altas Produtividades: Recorrente Preocupação nos Programas de Melhoramento Genético. Palestrante: Jose de Barros França Neto (Pesquisador EMBRAPA/Soja). Moderador: Maria Laene Moreira de Carvalho (Professora DAG/UFLA).
  • 9h30 – Intervalo
  • 10h – Painel de Empresa – Aeroclube de Lavras: Um Voo para o Futuro
  • 10h30 – Melhoramento de Forrageiras Tropicais: Avanços e Tecnologias. Palestrante: Liana Jank – (Pesquisadora EMBRAPA/Gado de Corte). Moderador: João Cândido Oliveira (Professor DBI/UFLA).
  • 14h – Aspectos Legais da Produção e Comercialização de Sementes Convencionais e Transgênicas. Palestrante: Cláudio Manuel da Silva (Presidente APSEMG- Associação dos Produtores de Sementes e Mudas de Minas Gerais). Moderadora: Luciane Vilela Resende- (Professora DAG/UFLA).
  • 15h30 – Intervalo
  • 16h– Painel de empresas
  • 16h30 – Certificação de Pureza Genética: Uma Abordagem Prática. Palestrante: Heloisa Oliveira dos Santos (Professora DAG/UFLA)
 

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.