Reitora em exercício participa da Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Andifes

Publicado: Terça, 01 Março 2016 13:54 | Última Atualização: Quinta, 25 Fevereiro 2016 08:45
Andifes-logoPautas relevantes para as universidades federais estão sendo discutidas na 148ª Reunião ordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), realizada nessa quarta e quinta-feira (24 e 25/2). A professora Édila Vilela de Resende Von Pinho, reitora em exercício da Universidade Federal de Lavras (UFLA), participa da reunião na sede da Associação em Brasília – DF. O orçamento das universidades federais para 2016 foi um dos temas apresentados pelo secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC), Luiz Claudio Costa; pelo secretário de Educação Superior (SESu), Jesualdo Pereira Farias e pelo presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Carlos Afonso Nobre. Entre as pautas da reunião, a situação acadêmica dos refugiados e solicitantes de refúgio, tema apresentado pelo secretário Nacional de Justiça, Beto Vasconcelos (MJ). As políticas e ações da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) para Universidades Federais serão tema de apresentação do secretário Paulo Gabriel Soledade Nacif. Nessa quarta-feira 24/2, houve a apresentação do procurador-geral federal Renato Rodrigues Vieira que tratou do tema acumulação de proventos e cargos. Para finalizar o dia, foram apresentadas ações da Andifes e universidades federais no combate ao Aedes aegypti. Nesta quinta-feira, a reitora da UFLA continua na reunião, que terá como destaque o debate sobre conjunturas e perspectivas para o Brasil. Participam desta mesa o deputado José Guimarães (líder do governo na Câmara dos Deputados); professor Fernando Sarti (Unicamp); professor Júlio Sergio Gomes de Almeida (Unicamp) e o economista Rodolfo Margato da Silva (Banco Santander). Na parte da tarde, outro debate estará em pauta: a aplicação da Lei nº 13.243, de 11 de janeiro de 2016, conhecida como Marco Legal da Ciência, tecnologia e Inovação. Participam desta mesa representantes da Controladoria-Geral da União (CGU), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); o secretário Jesualdo Farias (SESu), o professor Edilson Sergio Silveira (Copropi/UFPR) e o professor Fernando Peregrino, representando o Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies).