Café Solidário recebe alunos da APAE na InovaCafé

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 02 Março 2016 15:09 | Última Atualização: Quinta, 25 Fevereiro 2016 12:51
DSC07888Com a intenção de tirar as crianças e adolescentes do ambiente comum e promover maior interação entre os estudantes e a universidade, o Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf), em parceria com a Agência de Inovação do Café (InovaCafé) e o Núcleo de Estudos em Qualidade, Industrialização e Consumo do Café (QI Café), promoveu nesta quarta-feira (24), o I Café Solidário que contou com a participação dos aprendizes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Lavras. Fazendo parte do projeto “Ação Social Necaf,” que tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento de crianças e adolescentes que dependem de alguma instituição ou fundação e que já vendo realizando doações de materiais de maior necessidade a APAE e demais instituições do município, os membros do Necaf decidiram ir além, promovendo o I Café Solidário que trouxe os alunos para conhecer a estrutura da InovaCafé. Os aprendizes participaram de uma dinâmica para sentir o cheiro e a textura do grão, conheceram o processo de classificação do café, processo de torra e moagem do grão, aprenderam a preparar um autêntico cappuccino e finalizaram o passeio com um delicioso café da tarde. DSC07920“Essa ação é muito importante, pois promove uma integração dos nossos aprendizes do curso profissionalizante com a sociedade. A partir desse encontro, os nossos estudantes estarão compartilhando essa experiência com os colegas e isso vai gerar muita expectativa para as próximas edições. Agradecemos ao Necaf pela dedicação e parceria”, comenta a gerente de Captação, Suprimentos e Patrimônio da APAE, Holegma Maria Lima Nunes. “O Necaf vem atuando há mais de 20 anos e formando estudantes de todo o país. A princípio, ele objetiva o ensino, a pesquisa e a extensão em cafeicultura, mas existe também uma preocupação com o âmbito social, que partiu dos próprios alunos, de ter um maior envolvimento com a sociedade. A ação de hoje possibilita que os aprendizes tenham mais contato com a cultura do café através de atividades recreativas, mas também instrutivas com relação ao produto”, explica o professor tutor do Necaf, Rubens José Guimarães. DSC07912“Esse é o nosso primeiro Café Solidário e acreditamos que cumprimos com o nosso objetivo, que é estreitar essa relação e aproximar o café das pessoas. Hoje os aprendizes viram o grão de café pequeno, ainda verde; acompanharam todas as etapas de produção para entender como o produto chega até a casa deles; experimentaram um café especial sem açúcar e o cappuccino; aprenderam sobre as diversas formas de fazer café; e finalizaram a visita personalizando uma caixinha com grãos de café. Como eles fazem parte da turma do curso de artesanato, essa atividade visou estimular a criatividade dos aprendizes”, destacou a secretária e tesoureira do Necaf, Larissa Cocato. Para Ezequiel, aprendiz da APAE, ele adorou personalizar a sua caixinha e disse que “o café é bom e gostoso e que adorou conhecer os projetos da UFLA”.
Vanessa Trevisan (Assessora de Comunicação InovaCafé) e Gabriela Rodrigues (bolsista da Rede Social do Café/Consórcio Pesquisa Café)