Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais recebe inscrições até o dia 9/3

Publicado: Quarta, 09 Março 2016 12:34 | Última Atualização: Segunda, 07 Março 2016 06:05
[caption id="attachment_108340" align="alignright" width="249"]A equipe de tradutores da Universidade, ao centro, a professora Erika Tavares, formam a palavra UFLA na Língua Brasileira de Sinais (Libra) A equipe de tradutores da Universidade formam a palavra Libras na Língua Brasileira de Sinais. Na foto, a professora Erika Tavares[/caption] O Plano de Capacitação dos Servidores traz uma oportunidade diferente em 2016 - o curso básico de Língua Brasileira de Sinais - Módulo I. O oferecimento desse curso atende a uma demanda especial, que é capacitar e formar servidores, a fim de desenvolverem competências linguísticas e referenciais no que diz respeito à atuação bilíngue e bicultural. O objetivo é a formação de agentes interligues que possibilitem o acesso à informação e à comunicação dos surdos na universidade. Sob a coordenação da professora Erica Alves Barbosa Medeiros Tavares (DED), o curso terá carga horária de 80 horas. A metodologia proposta envolve a realização de aulas expositivas e dialogadas; oficinas; seminários; atividades individuais e em grupo; dinâmicas e exploração de diferentes linguagens corporais (mímica, pantomima, expressões faciais, corporais etc.); exercícios de compreensão e análise linguística de textos em Libras (vídeos), de criação de situações de interação em Libras (através de temas, imagens, relato de experiências etc.), de produções em Libras por parte dos alunos (narrativas, diálogos etc.), de discussões acerca dos usos de determinados sinais em diferentes contextos e de sistematização de vocabulário aprendido. Vale ressaltar o disposto no artigo 26, § 1º, do Decreto nº 5.626/2005, que se refere à capacitação de pelo menos 5% dos servidores públicos federais em Libras. Assim, a Universidade incentiva seus servidores à participarem da capacitação. O curso será realizado no período de 14 de março a 9 de julho de 2016, nas segundas e quartas-feiras, das 17h às 19h. Para participar, o servidor deverá preencher a ficha de inscrição disponível na página da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PRGDP), no endereço www.prgdp.ufla.br, no link "Capacitação" - “Inscrições” e entregá-la na Secretaria da PRGDP, com a autorização da chefia, até cinco dias úteis antes do início do curso.  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.