Integração entre departamentos da UFLA é tema de reunião na InovaCafé

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 28 Março 2016 07:57 | Última Atualização: Quinta, 17 Março 2016 06:38
[caption id="attachment_108811" align="alignleft" width="249"]reuniao-inovacafe Professor Rubens José Guimarães e o Diretor da InovaCafé, professor Luiz Gonzaga de Castro Junior, explanam sobre a importância da integração entre os departamentos[/caption] Com o intuito de otimizar recursos e maximizar resultados referentes as pesquisas realizadas com café na Universidade Federal de Lavras (UFLA), foi realizada na última sexta-feira (11/3), reunião com os professores dos departamentos de Agricultura, Engenharia, Ciência do Solo e Fitopatologia da Universidade, com estudantes dos Núcleos de Estudos em Cafeicultura (Necaf), Grupo de Estudos em Herbicidas, Plantas Daninhas e Alelopatia (GHPD), Grupo de Estudos em Melhoramento e Clonagem (Nemec) e com pesquisadores da Embrapa Café. A reunião foi realizada no anfiteatro da Agência de Inovação do Café (InovaCafé) com o propósito de alinhar as ações realizadas na UFLA referentes a pesquisa com o café. Os participantes discutiram a existência e consolidação de cinco linhas de pesquisa na área e a formação de equipes multidisciplinares para o desenvolvimento de pesquisas. “A nossa intenção é aproximar pesquisadores de departamentos da UFLA e de outras instituições para que possamos atuar em conjunto, promovendo soluções para o setor da cafeicultura no país”, explicou o professor titular da UFLA, Rubens José Guimarães. O diretor da Agência de Inovação do Café, professor titular da UFLA, Luiz Gonzaga de Castro Junior, pontuou: “é preciso começar a trabalhar essa cultura de integração; todo mundo irá se beneficiar com essa prática. O princípio da InovaCafé é atuar como espaço que possibilita essa cooperação e, com o passar do tempo, vamos conseguir consolidar a agência como espaço de relação entre os cafeicultores, a universidade e as empresas”. A professora do Departamento de Ciência do Solo, Adélia Aziz Alexandre Pozza, avaliou a sua participação: “Excelente reunião! Há muito tempo que desejava essa integração entre as áreas, pois, sei que assim ficamos todos muito mais produtivos. Já havia percebido a necessidade de interação multidisciplinar há bastante tempo e só agora, com essa reunião, consegui vislumbrar a possibilidade de concretizar esse sonho”.
Vanessa Trevisan - Assessoria de Comunicação da Agência de Inovação do Café (Inovacafé)