MEC e Ministério das Cidades recebem propostas para projetos de extensão universitária das IFES

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 06 Novembro 2007 22:00 | Última Atualização: Terça, 06 Novembro 2007 22:00

As Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) podem apresentar, até 21 de novembro, propostas de desenvolvimento de projetos no âmbito da extensão universitária, de acordo com o estabelecido no Edital PROEXT, publicado pelo MEC e Ministério das Cidades.

Os projetos deverão concentrar-se em ações de extensão, de forma a dotar quadros das administrações municipais da capacidade para lidar com sistemas de informações geográficas e insumos digitais empregando o ferramental de software oferecido pelo Ministério das Cidades (GeoSNIC/Terraview/Edit – Sistema Nacional de Informações das Cidades).

Os projetos devem incorporar, além das ferramentas e funcionalidades do Sistema GeoSNIC, conteúdos relacionados aos fundamentos de geoprocessamento e geociências, com os conceitos básicos de cartografia, sistema de projeção, datum, escalas, feições cartográficas, imagens de satélite, sistemas de informações geográficas (SIG’s), tipos de armazenamento e demais conceitos correlatos. A aplicabilidade dos projetos a serem apresentados deve ser pautada em matérias afetas às rotinas de gestão e planejamento territorial nos temas relacionados à Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (Habitação, Saneamento, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana), no âmbito de interesse dos municípios participantes.

As propostas devem contemplar a participação em atividades de extensão de, pelo menos, dois técnicos do quadro permanente da administração do Poder Executivo municipal, em no mínimo quarenta municípios, sem cobertura territorial coincidente. As instituições proponentes poderão habilitar-se para a realização de projetos com financiamento de até R$ 50.000,00.

Mais informações podem ser obtidas no Edital.

Esclarecimentos e informações adicionais poderão ser obtidas contatando-se a Gerência de Capacitação, pelo telefone (61) 2108-1574 ou correio eletrônico no endereço:

(Fontes: UFPB, MEC e Ministério das Cidades)