Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Estudantes da UFLA formalizam Núcleo de Estudos em Medicina Veterinária do Coletivo

Publicado: Segunda, 21 Março 2016 12:07 | Última Atualização: Quinta, 17 Março 2016 08:14
nevecO nome soa um pouco estranho, pois a Medicina Veterinária do Coletivo é ainda um ramo relativamente novo no Brasil. Mas a sua atuação é cada vez mais necessária, já que visa à saúde e ao bem-estar de cães e gatos em abrigos, estudos sobre controle populacional e de zoonoses. É justamente com o desafio de aprofundar o estudo sobre essas temáticas que foi formalizado na Universidade Federal de Lavras (UFLA) o Núcleo de Estudos em Medicina Veterinária do Coletivo (Nevec). Com a tutoria da professora Josi Seixas, do Departamento de Medicina Veterinária (DMV/UFLA), os estudantes aliam a teoria e prática, com ações desenvolvidas no Parque São Francisco de Assis. De acordo com a coordenadora do Núcleo, Beatriz Gonçalves Lago, o objetivo do grupo é aprofundar o conhecimento nesta área, tendo como ênfase os cuidados aos animais em situação de abrigo ou em centros de controle de zoonose, desde a abordagem clínica, como também por meio de campanhas educacionais e de castração para prevenir abandono e superpopulação de animais em canis e gatis. A ideia do Núcleo surgiu depois da iniciativa exitosa do projeto de extensão – Veterinário Aprendiz – iniciado em abril de 2015 e também coordenado pela professora Josi Seixas. Nesse projeto, os estudantes realiam um trabalho voluntário diário no Parque São Francisco de Assis, tornando-se responsáveis por assistir os cães doentes, além de cuidados com a alimentação e higiene. Quem tiver interesse sobre o tema pode procurar os membros do Nevec, em suas reuniões semanais, que acontecem às quintas-feiras, às 18h30, na sala DVM 10 - Prédio de Medicina Veterinária Preventiva. Em breve, o Núcleo deverá realizar seleção para novos membros.

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.