Universidad Autónoma de Chapingo realiza Missão de Estudos na UFLA

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 22 Março 2016 14:15 | Última Atualização: Sexta, 18 Março 2016 14:12
[caption id="attachment_108867" align="aligncenter" width="612"]Missão Técnica na UFLA: referência em Ciências Florestais Missão Técnica na UFLA: referência em Ciências Florestais. A cada visita, novas proposições de parcerias[/caption] Pela segunda vez, um grupo de alunos e professores do curso de Engenharia Florestal da Universidad Autónoma de Chapingo (UACh), México, esteve em Missão de Estudos na Universidade Federal de Lavras (UFLA). A equipe, composta por 41 pessoas, realizou a visita entre os dias 7 e 16 de março. Os visitantes escolheram a Universidade por ser referência nas áreas Florestal e de Industrialização de Produtos Florestais. A delegação mexicana foi recebida pelo professor do Departamento de Ciências Florestais (DCF) José Tarcísio Lima, com a participação do reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo. Para Tarcísio, esse tipo de programa representa uma oportunidade excepcional para melhorar a inserção internacional da Universidade. De acordo com o professor Tarcísio, desta vez os estudantes puderam conhecer mais áreas de vegetação nativa, e contemplaram uma programação mais diversificada. Além disso, a delegação mexicana, segundo o professor, veio a UFLA para dar prosseguimento a um acordo de cooperação, que permitirá desenvolver mais trabalhos e parcerias. A Universidad Autónoma de Chapingo foi fundada em 1854, como Escola Nacional de Agricultura, transformando-se em universidade federal em 1978. Atualmente, oferta cursos preparatórios, cursos de licenciatura, bacharelado e pós graduação (16 mestrados e 8 doutorados). São cerca de 2000 estudantes e a universidade dispõe de oito unidades regionais espalhadas pelo país. Programação - Durante a permanência no Brasil, o grupo atendeu a uma intensa programação, que envolveu visitas às instalações da UFLA, às áreas de florestas nativas e florestas plantadas, além de indústrias de produtos florestais e parques. Também acompanharam atividades laboratoriais, e ainda visitaram locais turísticos e históricos da região. No segundo dia de visita, a programação foi em Paraopeba, onde acompanharam atividades de melhoramento florestal, colheita e carbonização da madeira, na empresa Vallourec, parceira da UFLA, que se dedica à produção de carvão para uso siderúrgico. No dia seguinte, além de visitas técnicas em áreas de vegetação natural, eles participaram de uma reunião com estudantes da Empresa Junior, PETI e Centro Acadêmico de Estudantes Engenharia Florestal da UFLA. Também estiveram em Campo Belo para visita à empresa Bela Vista na quinta-feira (10/3). E ainda observaram áreas de manejo da candeia e à Citróleo em Carrancas, na sexta-feira (11/3), e áreas de recuperação de solos em Nazareno na segunda-feira (14/3).
Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA