Estudantes da ABI-Engenharia criaram protótipos que colocam em prática conceitos da Física
[caption id="attachment_108859" align="alignright" width="166"]
Gerador de Van de Graaff de baixo custo.[/caption]
Na Universidade Federal de Lavras (UFLA), o estímulo constante à inovação e ao empreendedorismo é um dos componentes integrantes do Projeto Pedagógico dos recém-criados cursos da Área Básica de Ingresso (ABI) das Engenharias. E a teoria já se torna prática: os estudantes terminam o período letivo 2015/2 com dezenas de trabalhos produzidos. São criações e experimentos que, a baixo custo, permitem a observação e a análise de fenômenos físicos, tanto relacionados à pesquisa básica quanto à pesquisa aplicada.
Na quarta-feira (16/2) à tarde, onze protótipos desenvolvidos por alguns grupos de estudantes foram expostos em um laboratório do Departamento de Ciências Exatas (DEX). O professor do Departamento de Física (DFI) José Alberto Casto Nogales Vera foi um dos cinco profissionais que ministraram aulas da disciplina de
Projetos de Física Experimental I para os estudantes da ABI. É a disciplina pela qual os trabalhos foram propostos. Eram os alunos dele que estavam reunidos para expor e apresentar suas criações. “Os resultados são surpreendentes: percebi que eles cresceram, aprofundaram seus conhecimentos, se interessaram por pesquisa e conseguiram se articular muito bem em grupo”, avalia o professor.
Para as estudantes Camila Garcia Santos Ruas e Isadora de Oliveira Ramos, integrantes da turma, a experiência foi desafiadora. Elas desenvolveram um dispositivo chamando
trena eletrônica, capaz de mostrar a influência da temperatura na velocidade do som. “Foi bem difícil, porque tivemos que pesquisar coisas que não havíamos aprendido ainda formalmente”, diz Camila. “Com disciplinas assim, saímos do ensino tradicional e temos a oportunidade de expandir nossos conhecimentos”, relata Isadora, enfatizando o apoio dos técnicos de laboratório da UFLA no desenvolvimento das atividades.
[caption id="attachment_108857" align="alignleft" width="249"]
Anemômetro simples para registro da velocidade e direção do vento.[/caption]
A referência de Isadora ao suporte recebido ocorre porque durante o período letivo o
Laboratório de Física IV e Projetos ampliou seu horário de funcionamento para oferecer aos estudantes condições de trabalho. A servidora Isadora Braga e mais três colegas esteveram envolvidos no apoio aos estudantes. “Foi muito produtivo. Eles chegaram muito empolgados. Víamos as dificuldades enfrentadas por eles e a alegria que demonstravam ao conseguir obter resultados. Nesse processo todo, aprendemos muito também”, conta.
O professor do DFI Julio Cesar Ugucioni, que também ministrou a disciplina para outras turmas da ABI-Engenharia, compareceu à apresentação de trabalhos das turmas 31B e 33F para conhecer em detalhes os dispositivos desenvolvidos. Ele garante que, com a disciplina, não foram apenas os alunos que aprenderam. “Eu também aprendi muito com essa experiência. Foi aprendizado mútuo. Esta primeira turma que passou pela disciplina nos dá as bases para o aperfeiçoamento e para o investimento contínuo em tudo que deu certo”, diz.
Por estar envolvida com a criação de uma
startup que pretende desenvolver produtos que sirvam à transmissão de conhecimentos e sejam construídos com materiais alternativos, a administradora Rosa Amélia esteve no DEX para conhecer os trabalhos. "O que foi feito aqui vai ao encontro das nossas ideias; por isso vim saber mais".
Projetos
Os protótipos desenvolvidos pelos estudantes e apresentados na quarta-feira (16/3) permitem a observação de diferentes fenômenos físicos por meio de materiais de baixo custo. Aperfeiçoados, podem ser acessíveis a escolas públicas e outros grupos que desejem estimular o aprendizado prático da Física. Alguns deles reutilizaram materiais, como motor de máquina de costura, câmara de ar de bicicleta, entre outros. Veja mais:
[caption id="attachment_108862" align="aligncenter" width="612"]
Irrigação automatizada - O dispositivo criado promete monitorar a umidade do solo e garantir a irrigação automatizada na hora certa, economizando água e energia elétrica.[/caption]
[caption id="attachment_108858" align="aligncenter" width="612"]
Gerador de Van de Graaff de Baixo Custo - O gerador pôde ser construído por um valor que equivale a menos de 10% daqueles encontrados no mercado. Pode ser útil às aulas do ramo da Física chamando Eletrostática.[/caption]
[caption id="attachment_108861" align="aligncenter" width="612"]
Movimento Harmônico Simples Amortecido-Completo - O dispositivo permite o estudo quantitativo relacionado ao comportamento oscilatório amortecido de um sistema constituído por uma massa acoplada a uma mola. Exemplifica a aplicação mecanizada de técnicas matemáticas no estudo de determinado fenômeno físico.[/caption]
[caption id="attachment_108864" align="aligncenter" width="612"]
Detector de Fumaça Fotoelétrico - Trata-se de um aparelho que identifica a presença de fumaça no ambiente por meio de sensores de luz. Ele dispara com as variações de luminosidade.[/caption]
[caption id="attachment_108854" align="aligncenter" width="612"]
Estudo da influência da temperatura na propagação de ondas sonoras utilizando uma trena eletrônica - O protótipo permite registrar as alterações na velocidade do som provocadas pelas mudanças de temperatura.[/caption]
[caption id="attachment_108860" align="aligncenter" width="612"]
Lei de Resfriamento de Newton - O microcontrolador desenvolvido marca as temperaturas durante o processo de resfriamento de um líquido, permitindo a observação da Lei de Resfriamento de Newton sem as distorções encontradas em outros métodos.[/caption]
[caption id="attachment_108856" align="aligncenter" width="612"]
Obtenção da Velocidade e Direção do Vento a partir da construção de um anemômetro simples.[/caption]
[caption id="attachment_108855" align="aligncenter" width="612"]
Microestação Meteorológica com Arduíno - Temperatura, umidade e pressão podem ser medidas pelo dispositivo e registradas em software específico, tudo por um custo acessível.[/caption]
[caption id="attachment_108863" align="aligncenter" width="612"]
Painel Solar de LED Utilizando Espelho Côncavo – Otimização do Rendimento Energético - O objetivo era a criação de um dispositivo que pudesse transformar energia fotovoltaica em energia elétrica por um custo acessível. O protótipo alcançou valores de tensão altos, mas a corrente elétrica obtida ainda foi insuficiente para tornar o projeto viável.[/caption]
Todos os trabalhos desenvolvidos pelas turmas 31B e 33F estão no Blog
Projetos Física Experimental – UFLA. De acordo com o professor Nogales, ao longo dos cursos da ABI-Engenharia, os estudantes desenvolverão projetos em diferentes áreas a cada semestre letivo, reforçando uma proposta inovadora de ensino.